Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/490
metadata.dc.type: | Artigo de Evento |
Title: | Caminhos e saberes em construção na educação de jovens e adultos na escola Hilda Oliveira Sá em Paragominas - Pará |
metadata.dc.creator: | BARROS, Jesias Pereira NEVES, Miranilde Oliveira SCALABRIN, Rosemeri |
metadata.dc.description.resumo: | Este artigo traz reflexões da Educação de Jovens (EJA) e Adultos no Sudeste da Amazônia paraense, na escola Hilda Oliveira Sá. O objetivo foi analisar como os professores vêm desenvolvendo suas práticas educacionais junto aos estudantes da EJA e apontar fatores da prática docente em um contexto marcado por dificuldades quanto às metodologias aplicadas pelos professores. O artigo é uma investigação qualitativa e foram utilizadas entrevistas como instrumento de coleta de dados. Os participantes foram professores, estudantes das 3ª (Terceira) e 4ª (Quarta) etapas e o coordenador pedagógico de EJA. A temática surgiu a partir das observações e experiências presentes no cotidiano da nossa docência, nas quais percebemos a necessidade de levantar estudos que apontem soluções para as várias questões que surgem no cotidiano escolar. O texto apresenta reflexões do cenário atual da educação de jovens e adultos e seus contrastes a partir dos insucessos no ensino regular que são, sobretudo, jovens redimensionados para modalidade EJA. Espera-se que o trabalho aqui exposto possa servir de base para novas reflexões e mudanças nas práticas desenvolvidas com este público, e que a temática reincorpore e amplie a Prática de professores no município de Paragominas. Os resultados apontaram a necessidade de melhorar a relação interpessoal entre os docentes e discentes, na construção dos valores e dos saberes na conjuntura educativa e o quantitativo relevante de jovens que estão migrando do ensino regular para a modalidade em questão – cenário de uma educação fragmentada. |
Abstract: | This article brings reflections on Youth and Adult Education (EJA) in the southeastern Amazon region of Pará, at the Hilda Oliveira Sá school. The objective was to analyze how the teachers have been developing their educational practices with the EJA students and to point out factors of the teaching practice in a context marked by difficulties regarding the methodologies applied by the teachers. The article is a qualitative research and interviews were used as a data collection tool. The participants were teachers, students from the 3rd (Third) and 4th (Fourth) stages, and the EJA pedagogical coordinator. The theme arose from observations and experiences in our daily teaching routine, in which we noticed the need for studies that point to solutions for the various issues that arise in everyday school life. The text presentes reflections on the current scenario of young and adult education and its contrasts based on the failures in regular education, which are, above all, young people relegated to the EJA modality. It is hoped that the work exposed here can serve as a basis for new reflections and changes in the practices developed with this public, and that the theme reincorporates and expands the Practice of teachers in the municipality of Paragominas. The results pointed out the need to improve the interpersonal relationship between teachers and students, in the construction of values and knowledge in the educational setting and the relevant quantity of young people who are migrating from regular education to the modality in question – the scenario of a fragmented education. |
Keywords: | Desafios Educação de Jovens e Adultos Educação Challenges Education |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | IFPA |
Citation: | BARROS, Jesias Pereira; NEVES, Miranilde Oliveira; SCALABRIN, Rosemeri. Caminhos e saberes em construção na educação de jovens e adultos na escola Hilda Oliveira Sá em Paragominas - Pará. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL, COOPERATIVISMO E ECONOMIA SOLIDÁRIA, 15., 2022. Castanhal. Anais [...] Belém: IFPA, 2023. p. 1-14. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/490. Acesso em: |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | DOI: doi.org/10.29327/1231181 |
URI: | https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/490 |
Issue Date: | 2023 |
Appears in Collections: | Trabalhos publicados em eventos - Castanhal Trabalhos publicados em eventos - Castanhal |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo_CaminhosSaberesConstrucao.pdf | 532,02 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License