Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/491
Tipo: Artigo de Evento
Título: A formação permanente do professor e o processo de autoavaliação discente em um curso de licenciatura no norte do Brasil
Autor(es): NEVES, Miranilde Oliveira
SOUSA, Aliene da Silva
Resumo: Este estudo objetiva apresentar uma pesquisa desenvolvida em um Instituto Federal de Educação no interior da Região Norte do Brasil, no Estado do Pará e se desenvolveu em torno da formação permanente do professor e do processo de autoavaliação discente. Fizeram parte da pesquisa trinta estudantes, do primeiro semestre de um curso de Licenciatura em Informática. Foi seguida uma abordagem qualitativa centrada nas percepções sobre a influência da autoavaliação na formação dos futuros docentes. Freire (1987), (1991), (1992), (1997), (2001); Osório (2005); Imbernón (2009); Pimenta e Anastasiou (2010); Luckesi (2011); Hoffmann (2014); Formosinho et al (2014) e (2015) estão entre os principais autores que embasam este trabalho. Os resultados demonstraram que a autoavaliação permitiu que os estudantes cumprissem com excelência as seguintes categorias da construção do conhecimento: significação, problematização, práxis, criticidade, continuidade-ruptura, historicidade e totalidade. Pode-se concluir que é importante promover a autoavaliação, dentre outras modalidades, no ensino superior e que ainda existem muitas questões que precisam ser revistas, a começar pelos processos já instaurados de avaliação que, muitas vezes, focam-se na avaliação somatória, figuram em torno do estudante e tiram de cena o professor.
Abstract: This study aims to present a research developed at a Federal Institute of Education in the interior of the Northern Region of Brazil, in the State of Pará, and developed around the teacher training and the student self-assessment process. Have been part of the research thirty students, from the first semester of a degree in Computer Science. It was a qualitative approach focused on the perceptions about the influence of self-assessment on the training of future teachers. Freire (1987), (1991), (1992), (1997), (2001); Osório (2005); Imbernón (2009); Pimenta and Anastasiou (2010); Luckesi (2011); Hoffmann (2014); Formosinho et al (2014) e (2015) are among the main authors that support this work. The results showed that self-assessment allowed students to fulfill the following categories of knowledge construction with excellence: meaning, problematization, praxis, criticality, continuity-rupture, historicity and totality. It can be concluded that it is important to promote self-assessment, among other modalities, in higher education and that there are still many issues that need to be reviewed, starting with the already established evaluation processes that often focus on the overall evaluation, that appear around the student and take the teacher out of the scene.
Palavras-chave: Autoavaliação
Ensino superior
Formação permanente do professor
Self-assessment
Higher education
The permanent teacher training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Sigla da Instituição: IFPA
Citação: NEVES, Miranilde Oliveira; SOUSA, Aliene da Silva. A formação permanente do professor e o processo de autoavaliação discente em um curso de licenciatura no norte do Brasil. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL, COOPERATIVISMO E ECONOMIA SOLIDÁRIA, 12., 2019, Castanhal. Anais [...] Belém: IFPA, 2020. p. 679-691. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/491. Acesso em:
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/491
Data do documento: Ago-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos publicados em eventos - Castanhal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_FormacaoPermenenteProfessor.pdf245,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons