Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/492
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Título : Pedagogia da alternância: conexões entre saberes e práticas
metadata.dc.creator: SANTOS, Elizeu José dos
NEVES, Miranilde Oliveira
metadata.dc.description.resumo: A Pedagogia da alternância, no decorrer do tempo, tornou-se uma marca metodológica da educação do campo. Isso porque é uma proposta bastante inclusiva e que valoriza os saberes interculturais de cada estudante. Este estudo objetiva apresentar os resultados de uma investigação que ocorreu no Curso de Agropecuária PROEJA em um Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. A metodologia aplicada baseou-se em um exame qualitativo com foco na análise de conteúdos de Bardin (2010), a partir da aplicação de questionários direcionados aos estudantes. Os resultados demonstraram que há um desejo latente entre os estudantes-agricultores participantes da pesquisa em preservar o conhecimento aprendido na comunidade, o que mantém suas identidades e tradições, mas também destacaram ser importante aprender o conhecimento acadêmico para fortalecer os saberes tradicionais. Portanto, fica nítido o quanto é importante que cada um assuma seu papel: o professor – que valoriza os saberes que os estudantes já trazem e os estudantes, que aprendem novos saberes e compartilham nos contextos coerentes a cada situação.
Resumen : Pedagogy of alternation, over time, has become a methodological mark of rural education. This is because it is a very inclusive proposal that values the intercultural knowledge of each student. This study aims to present the results of an investigation that took place in the PROEJA Agricultural Course from a Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará. The applied methodology was based on a qualitative examination focusing on the analysis Bardin's contente (2010), from the application of questionnaires directed to students. The results demonstrated that there is a latent desire among the students-farmers participating in the research to preserve the knowledge learned in the community, which maintains their identities and traditions, but also highlighted the importance of learning academic knowledge to strengthen traditional knowledge. Therefore, it is clear how important it is for everyone to assume their role: the teacher - who values the knowledge that students already bring and the students, who learn new knowledge and share in contexts consistent with each situation.
Palabras clave : Pedagogia da alternância
Saberes
Educação do campo
Alternation pedagogy
Knowledge
Rural education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
metadata.dc.publisher.initials: IFPA
Citación : SANTOS, Elizeu José dos; NEVES, Miranilde Oliveira. Pedagogia da alternância: conexões entre saberes e práticas. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL, COOPERATIVISMO E ECONOMIA SOLIDÁRIA, 13., 2020, Castanhal. Anais[...] Belém: IFPA, 2021. p. 278-287. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/492. Acesso em:
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/492
Fecha de publicación : dic-2020
Aparece en las colecciones: Trabalhos publicados em eventos - Castanhal

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_PedagogiaAlternânciaConexoes.pdf159,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons