Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/518
Tipo: Dissertação
Título: Mediação tecnológica no acesso à informação na biblioteca do IFPA - campus Belém
Autor(es): MONTEIRO, Sidney Cabral
Primeiro Orientador: BENTES, Haroldo de Vasconcelos
Resumo: Trata-se de dissertação de mestrado profissional no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O objeto de estudo tematiza o acesso à informação na Biblioteca do IFPA campus Belém. Atualmente o acesso ao acervo da biblioteca é fechado, o que dificulta o acesso à informação dos usuários, que dependem da mediação dos servidores e, é principalmente no âmbito desta problemática que emerge o problema de pesquisa: como melhorar o acesso dos usuários da biblioteca do IFPA - Campus Belém no que se refere à recuperação das informações? Alinhado ao problema se encontra o seguinte objetivo geral: melhorar o acesso à informação aos usuários da biblioteca do IFPA, Campus Belém. Para alcançar o objetivo proposto e responder ao problema, traçamos o seguinte encaminhamento metodológico: quanto à abordagem do problema, a pesquisa assumiu a forma qualitativa, mas também incluiu aspectos quantitativos; quanto à natureza, priorizou a pesquisa aplicada coerente com as características do mestrado profissional. Foi realizada uma pesquisa-ação, na Biblioteca do IFPA, Campus Belém, com 13 servidores do setor; para a coleta de dados utilizamos a observação e a entrevista semiestruturada, em que os sujeitos discorreram sobre as questões apresentadas. A análise foi mediada pelos referenciais teóricos e metodológicos do ProfEPT, utilizando a técnica de análise de conteúdo a partir de Bardin. Como produto, desenvolveu-se um ambiente digital com tour virtual acompanhado de tutoriais o que potencializou o acesso à informação. Destacam-se, entre os resultados, melhorias no acesso à informação aos usuários da biblioteca do IFPA, Campus Belém, principalmente dos alunos do Ensino Médio Integrado (EMI) e da Educação superior em termos de otimização do tempo de estudos e pesquisas, maior autonomia e melhor sistematicidade na recuperação de informações.
Abstract: This is a professional master's thesis in the Postgraduate Program in Professional and Technological Education (ProfEPT), at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará (IFPA), in the line of research Organization and Memories of Pedagogical Spaces in Education Professional and Technological (EPT). The object of study focuses on access to information in the IFPA Library on the Belém campus. Currently, access to the library's collection is closed, which makes access to information difficult for users, who depend on the mediation of servers, and is mainly within the scope of this problem. where the research problem emerges: how to improve access for users of the IFPA - Campus Belém library with regard to information retrieval? Aligned with the problem is the following general objective: improving access to information for users of the IFPA library, Campus Belém. To achieve the proposed objective and respond to the problem, we outlined the following methodological approach: regarding the approach to the problem, the research assumed the qualitative form, but also included quantitative aspects; as for its nature, it prioritized applied research consistent with the characteristics of the professional master's degree. Action research was carried out at the IFPA Library, Campus Belém, with 13 employees from the sector; for data collection, we used observation and semi-structured interviews, where the subjects discussed the questions presented. The analysis was mediated by ProfEPT's theoretical and methodological references using the content analysis technique based on Bardin. As a product, a digital environment was developed with a virtual tour accompanied by tutorials and a 360-degree virtual tour of the library, which enhanced access to information. Among the results, improvements in access to information for users of the IFPA library, Campus Belém, mainly for Integrated High School (EMI) and Higher Education students in terms of optimizing study and research time, greater autonomy and better systematicity in information retrieval.
Palavras-chave: Acesso à informação
Biblioteca do IFPA
Mediação tecnológica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia do Pará
Sigla da Instituição: IFPA
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Citação: MONTEIRO, Sidney Cabral. Mediação tecnológica no acesso à informação na biblioteca do IFPA - Campus Belém. 2023. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/518. Acesso em:
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/518
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses - Belém

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_MediaçãoTecnológiaAcesso.pdf3,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_MediaçãoTecnológicaAcesso.pdf929,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons