Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/529
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria Luciane Cardoso da-
dc.creatorSilva, Cleber Silva e-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9332501410812492pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7673237583688618pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-16T19:40:34Z-
dc.date.available2024-09-16T19:40:34Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSilva, Maria Luciane Cardoso da; Silva, Cleber Silva e. Promoção da acessibilidade atitudinal a cegos no ensino médio integrado. Revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades Teresinha (PI), v. 2, n. 4, p. 01-14, e-ISSN: 2675-1496, 2022. Disponível em: ... Acesso em: ...pt_BR
dc.citation.volume2pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage14pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.26694/caedu.v4i2.2807pt_BR
dc.identifier.issn2675-1496pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/529-
dc.description.abstractThis article presents and discusses the results of a training course on the inclusion of blind students, carried out in an integrated high school class at the Federal Institute of Pará, where a blind student is studying. In order to detect the need to approach these students, we performed participant observation in the class and applied a questionnaire. The data obtained allowed us to identify the need to work on nuances on how to be an inclusive class. The results after completing the training allow us to infer and that the action was configured as an aggregating moment for the learning of the class because it stimulated the development of inclusive interactions in the professional education environment.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta e discute os resultados da realização de uma formação sobre inclusão de alunos cegos, realizada com estudantes de uma turma do ensino médio integrado do instituto Federal do Pará, onde estuda uma discente cega. A fim de detectarmos a necessidade de abordagem com os referidos discentes realizamos observação participante na turma e aplicação de questionário. Os dados obtidos permitiram-nos identificar a necessidade de trabalhar nuances sobre como ser uma turma inclusiva. Os resultados após a realização da formação nos possibilitam inferir e que a ação se configurou com um momento agregador da aprendizagem da turma porque estimulou o desenvolvimento de interações inclusivas no ambiente da educação profissional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by adelia pinto (adelia.pinto@ifpa.edu.br) on 2024-03-14T17:52:19Z No. of bitstreams: 1 Artigo_PromoçãodaAcessibilidadeAtitudinal.pdf: 1143821 bytes, checksum: acf670280334260c410d4523c012e451 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Glauber Ribeiro (glauber.ribeiro@ifpa.edu.br) on 2024-09-16T19:40:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo_PromoçãodaAcessibilidadeAtitudinal.pdf: 1143821 bytes, checksum: acf670280334260c410d4523c012e451 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-16T19:40:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo_PromoçãodaAcessibilidadeAtitudinal.pdf: 1143821 bytes, checksum: acf670280334260c410d4523c012e451 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Piauípt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPIpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades Teresinha (PI)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourceDisponível via e-mail: repositorio.belem@ifpa.edu.brpt_BR
dc.subjectAcessibilidade atitudinalpt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectCegueirapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAttitudinal accessibilitypt_BR
dc.subjectIntegrated high schoolpt_BR
dc.subjectBlindnesspt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePromoção da acessibilidade atitudinal a cegos no ensino médio integradopt_BR
dc.title.alternativePromotion of attitudinal accessibility to blind people in integrated high schoolpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-2821-5455pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-7086-8751pt_BR
dc.description.affiliationEscola Estadual Professor Antônio Ferreira Lima Netopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
Aparece nas coleções:Artigos Publicados - Belém

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_PromoçãodaAcessibilidadeAtitudinal.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons