Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/529
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Promoção da acessibilidade atitudinal a cegos no ensino médio integrado |
Otros títulos : | Promotion of attitudinal accessibility to blind people in integrated high school |
metadata.dc.creator: | Silva, Maria Luciane Cardoso da Silva, Cleber Silva e |
metadata.dc.description.resumo: | Este artigo apresenta e discute os resultados da realização de uma formação sobre inclusão de alunos cegos, realizada com estudantes de uma turma do ensino médio integrado do instituto Federal do Pará, onde estuda uma discente cega. A fim de detectarmos a necessidade de abordagem com os referidos discentes realizamos observação participante na turma e aplicação de questionário. Os dados obtidos permitiram-nos identificar a necessidade de trabalhar nuances sobre como ser uma turma inclusiva. Os resultados após a realização da formação nos possibilitam inferir e que a ação se configurou com um momento agregador da aprendizagem da turma porque estimulou o desenvolvimento de interações inclusivas no ambiente da educação profissional. |
Resumen : | This article presents and discusses the results of a training course on the inclusion of blind students, carried out in an integrated high school class at the Federal Institute of Pará, where a blind student is studying. In order to detect the need to approach these students, we performed participant observation in the class and applied a questionnaire. The data obtained allowed us to identify the need to work on nuances on how to be an inclusive class. The results after completing the training allow us to infer and that the action was configured as an aggregating moment for the learning of the class because it stimulated the development of inclusive interactions in the professional education environment. |
Palabras clave : | Acessibilidade atitudinal Ensino Médio Integrado Cegueira Ensino Inclusão Attitudinal accessibility Integrated high school Blindness Teaching Inclusion |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Piauí |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPI |
Citación : | Silva, Maria Luciane Cardoso da; Silva, Cleber Silva e. Promoção da acessibilidade atitudinal a cegos no ensino médio integrado. Revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades Teresinha (PI), v. 2, n. 4, p. 01-14, e-ISSN: 2675-1496, 2022. Disponível em: ... Acesso em: ... |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.26694/caedu.v4i2.2807 |
URI : | https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/529 |
Fecha de publicación : | 2022 |
Aparece en las colecciones: | Artigos Publicados - Belém |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_PromoçãodaAcessibilidadeAtitudinal.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons