Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/547
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Prática educativa na feira pedagógica de agricultura familiar na Escola Nicolau Neres da Silva em Irituia-PA |
Título(s) alternativo(s): | Educational practice in the family agriculture pedagogical fair at Escola Nicolau Neres da Silva in Irituia-PA |
Autor(es): | Reis, Damiana Jandrenalina Freitas dos Neves, Miranilde Oliveira |
Resumo: | A pesquisa em foco visou investigar o fazer pedagógico, a partir da essência da prática e da valorização dos produtos agrícolas da região amazônica. Para isso, tomou como ponto de partida, a Feira Pedagógica da Agricultura Familiar – Projeto elaborado para estimular os estudantes da Escola Estadual de Ensinos Fundamental e Médio Nicolau Neres da Silva, no município de Irituia-Pará, a desenvolverem ações na comunidade com vistas à aprendizagem real e significativa no contexto escolar. Participaram dessa pesquisa de campo e de cunho qualitativo, 19 estudantes do Ensino Médio (do 1º ao 3º ano) – os quais estavam diretamente envolvidos na organização e planejamento da feira. Nesse sentido, pode-se afirmar que o projeto conseguiu reunir conhecimentos teóricos a situações práticas – como maior desenvolvimento na comunicação oral, argumentação, cálculos matemáticos, raciocínio lógico, interação com o público externo à escola e resolução de problemas. Além disso, a pesquisa foi relevante porque divulgou a experiência de uma escola pública que atende a estudantes do campo, os quais mesmo não tendo acesso total a políticas públicas eficazes de apoio para desenvolver muitos projetos, ousam fazer a diferença e mostram a cada dia, a necessidade e a importância de os educadores valorizarem a cultura e a identidade que cada estudante traz. |
Abstract: | The research in question aimed to investigate pedagogical practice, based on the essence of the practice and the valorization of the Amazon region agricultural products. To do this, it took as its starting point the Family Farming Pedagogical Fair - a project designed to encourage students at the Nicolau Neres da Silva State School of Elementary and Secondary Education in the municipality of Irituia-Pará, to develop actions in the community with a view to real and meaningful learning in the school context. This qualitative field research involved 19 high school students (from the 1st to the 3rd year) - who were directly involved in organizing and planning the fair. In this sense, it can be said that the project managed to combine theoretical knowledge with practical situations - such as greater development in oral communication, argumentation, mathematical calculations, logical reasoning, interaction with the public outside the school and problem solving. In addition, the research was relevant because it disseminated the experience of a public school that serves rural students, who, despite not having full access to effective public support policies to develop many projects, dare to make a difference and show every day the need and importance for educators to value the culture and identity that each student brings. |
Palavras-chave: | Agricultura familiar Feira pedagógica Irituia Family farming Educational fair |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Editora Foco Publicações Ltda |
Citação: | Reis, Damiana Jandrenalina Freitas dos; Neves, Miranilde Oliveira. Prática educativa na feira pedagógica de agricultura familiar na Escola Nicolau Neres da Silva em Irituia-PA. Revista Foco, Curitiba (PR), v.17., n.2, e4495, p. 1-19, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://10.54751/revistafoco.v17n2-109 |
URI: | https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/547 |
Data do documento: | 13-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados - Castanhal |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_PráticaEducativaFeira.pdf | 580,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons