Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/549
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Formação de professores do campo na Amazônia Paraense: um olhar sobre as práticas sociais de linguagens
Título(s) alternativo(s): Rural teachers training in the Paraense Amazon: a look at about social language practices
Autor(es): Freitas, Maria Jacione da Silva
Neves, Miranilde Oliveira
Suzuki, Júlio César
Resumo: Ao se refletir sobre a importância da formação contínua nas escolas do campo, particularmente, no que tange às práticas sociais de linguagens desenvolvidas por educadores na Amazônia Paraense, surge a necessidade de um olhar minucioso, uma vez que, partimos do pressuposto de que o educador, tendo formação contextualizada e dentro da realidade local, poderá contribuir com maior ênfase para uma aprendizagem crítica e reflexiva dos estudantes para os quais leciona. Neste sentido, este estudo teve o objetivo geral de compreender o processo de formação contínua dos professores voltado para as práticas sociais de linguagens e como ele se relaciona com a educação do campo. Desse modo, optou-se, metodologicamente, pela abordagem qualitativa. O levantamento de dados ocorreu por meio de um grupo focal formado por oito professores do polo onde aconteceu a investigação: polo educacional de Tessalônica, localizado na Vila de Tessalônica, em Irituia-Pará. A experiência permitiu perceber as práticas pedagógicas no âmbito das práticas sociais de linguagens, com maior interação. Os resultados revelaram a necessidade de formação contínua, como também de material pedagógico que deva dialogar com a realidade do campo. A pesquisa contribuiu no sentido de envolver a comunidade escolar na formação, durante oficinas que foram ministradas e gerou um caderno pedagógico construído em parceria com os participantes, mas pode-se inferir que ainda existe a necessidade de novos estudos sobre a temática, os quais podem contribuir em larga escala para essa discussão.
Abstract: Reflecting on the importance of continuing training in rural schools, particularly with regard to the social practices of languages developed by educators in the Amazon region of Pará, requires a detailed look, since we start from the assumption that educators with contextualized training and within the local reality will be able to contribute with greater emphasis to the critical and reflective learning of the students who learn. With this in mind, the general aim of this study was to understand the process of continuous teacher training focused on social language practices and how it relates to rural education. In this way, we opted for a qualitative approach. The data was collected through a focus group made up of eight teachers from the center where the investigation took place: the Tessalônica educational center, located in the village of Tessalônica, in Irituia-Pará. The experience allowed pedagogical practices to be seen in the context of social language practices, with greater interaction. The results revealed the need for ongoing training, as well as pedagogical material that dialogues with the reality of the countryside. The research contributed to involving the school community in training during workshops that were given and generated a pedagogical notebook built in partnership with the participants, but it can be inferred that there is still a need for further studies on the subject, which can contribute on a larger scale to this discussion.
Palavras-chave: Educação do campo
Formação contínua
Irituia
Rural education
Continuing training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Kroton Educacional
Citação: Freitas, Maria Jacione da Silva; Neves, Miranilde Oliveira; Suzuki, Júlio César. Ensino, Educação e Ciências Humanas, v.25, n.2, p. 364-371, 2024
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.17921/2447-8733.2024v25n2p364-371
URI: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/549
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Artigos publicados - Castanhal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_FormaçãoProfessoresCampo.pdf303,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons