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metadata.dc.type: Dissertação
Título : Aquisição de vocabulário técnico em língua inglesa em cursos de graduação do IFPA – Campus Castanhal
metadata.dc.creator: Lima, Mário Vitor Brandão de
metadata.dc.contributor.advisor1: Neves, Miranilde Oliveir
metadata.dc.description.resumo: O domínio do vocabulário técnico em língua inglesa é importante para os estudantes de graduação porque muitas vezes as pesquisas e estudos são publicados em inglês e o conhecimento das palavras específicas, que fazem parte do métier de determinadas áreas pode ajudar os estudantes a entenderem melhor esses estudos e pesquisas. Além disso, o conhecimento dos vocábulos técnicos em inglês facilita a comunicação dos estudantes com colegas de outros países e a divulgarem suas pesquisas em eventos e periódicos internacionais. Nesse sentido, diante da grande importância que essa demanda impõe, a presente pesquisa pretende investigar se a quantidade de exposição à língua inglesa oferecida nos cursos de graduação do campus Castanhal do Instituto Federal do Pará é suficiente para promover a aquisição adequada de vocabulário técnico entre os estudantes. Para isso, foram consultados os PPC – Planejamento Pedagógico de Curso – de dois cursos de graduação do campus Castanhal do IFPA, o de Agronomia e o de Engenharia de Alimentos, para verificar a carga horária de língua inglesa na matriz curricular destes cursos. Como metodologia de coleta de dados foram aplicados em quatro turmas (uma de Engenharia de Alimentos e três de Agronomia) um formulário com questões estruturadas, para traçar o perfil dos estudantes das turmas investigadas, e dois modelos de teste de múltipla-escolha, para verificar o nível de conhecimento dos alunos, em relação ao inglês. Os resultados obtidos demonstraram algumas situações que merecem uma reflexão atenta quando na elaboração ou atualização dos Planos de Cursos, com relação à língua inglesa: cerca de 94% dos alunos pesquisados atribuem grande importância ao idioma, porém um número aproximadamente igual admite não estudar a língua estrangeira fora do ambiente escolar. Quanto aos resultados nos testes, estes revelaram que em torno de 89% dos alunos não apresentam domínio satisfatório em relação ao vocabulário relativo a assuntos ligados ao perfil agroecológico do campus e nem de interpretação de texto da mesma temática. O percentual baixo de alunos que obtiveram conceitos regular ou bom indica a necessidade de mais contato com o inglês, de forma que eles possam começar a recuperar esse gap no conhecimento. Por isso, o produto proposto é uma ferramenta lexical, um guia ilustrado bilíngue, que contém, além de vocábulos técnicos dos principais processos agroalimentares do campus Castanhal do IFPA (Apicultura, Minhocário, Bovinocultura, Suinocultura e Leiteria), fotografias, ilustrações, links para download de materiais complementares e vídeos, e QR codes para proporcionar esses acessos por meio de celulares. Trata-se de uma ferramenta orientada pelos técnicos dos locais investigados, e que se espera ser de utilidade não somente para os alunos dos cursos de graduação, mas para qualquer outra pessoa interessada em adquirir um pouco de vocabulário técnico em língua inglesa, dos processos agroalimentares que ocorrem no campus Castanhal do Instituto Federal do Pará.
Resumen : Mastery of technical vocabulary in English is important for undergraduate students because research and studies are often published in English and knowledge of specific words that are part of the metier of certain fields can help students to better understand these studies and research. In addition, knowledge of technical vocabulary in English facilitates students' communication with colleagues from other countries and to disseminate their research in international events and journals. In this sense, given the great importance that this demand imposes, the present research aims to investigate whether the amount of exposure to the English language offered in the undergraduate courses of the Castanhal campus of the Federal Institute of Pará is sufficient to promote the adequate acquisition of technical vocabulary among students. For this, the PPC - Pedagogical Course Planning - of two undergraduate courses of the IFPA Castanhal campus, Agronomy and Food Engineering, were consulted to verify the English language hours in the curricular matrix of those courses. As data collection methodology, a form with structured questions was applied to four classes (one of Food Engineering and three of Agronomy) to trace the profile of the students of the classes investigated, and two multiple-choice test models were used to verify the level of knowledge of the students in relation to English. The results obtained showed some situations that deserve careful reflection when drawing up or updating the Course Plans, with regard to the English language: around 94% of the students give great importance to the language, but an equally significant number admits not studying the foreign language outside the school environment. As for the results of the tests, they revealed that about 89% of the students do not have a satisfactory mastery of vocabulary related to subjects related to the agroecological profile of the campus or of text interpretation of the same theme. The low percentage of students who obtained regular or good concepts indicates the need for more contact with English, so that they can begin to recover this gap in knowledge. Therefore, the product proposed is a lexical tool, a bilingual illustrated guide, which contains, in addition to technical vocabulary of the main agri- food processes of the IFPA Castanhal campus (Beekeeping, Worm farming, Cattle farming, Pig farming and Dairy production), photographs, illustrations, links to download complementary materials and videos, and QR codes to provide these accesses through cell phones. It is a tool guided by the technicians of the sites investigated, and which is expected to be useful not only for students of undergraduate courses, but for anyone else interested in acquiring a little technical vocabulary in English, of the processes and procedures that are required for the development of the program.
Palabras clave : Língua inglesa
Autonomia
Vocabulário técnico
Guia ilustrado bilíngue
English language
Autonomy
Technical vocabulary
Bilingual illustrated guide
Campus Castanhal
Estudo e ensino (Superior)
Aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará
metadata.dc.publisher.initials: IFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará
metadata.dc.publisher.program: Programa de PósGraduação em Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural Sustentável e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares
Citación : Lima, Mário Vitor Brandão de. Aquisição de vocabulário técnico em língua inglesa em cursos de graduação do IFPA – Campus Castanhal. 2023. 95 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares) — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/553
Fecha de publicación : 20-oct-2023
Aparece en las colecciones: Dissertações e teses - Castanhal

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