Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/556
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Machado, Assis Farias | - |
dc.creator | Suzuki, Júlio César | - |
dc.creator | Neves, Miranilde Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5374481359217887 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4360471897465420 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1925579730007629 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-09T14:48:12Z | - |
dc.date.available | 2025-01-09T14:48:12Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-29 | - |
dc.identifier.citation | Machado, Assis Farias; Suzuki, Júlio César; Neves, Miranilde Oliveira. A Economia solidária como prática pedagógica na Amazônia Marajoara: verticalização do ensino no Instituto Federal do Pará – Campus Breves. In: Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária – SICOOPES (16.: 2023: Castanhal, PA) Anais.... Castanhal (PA): IFPA, 2023. p. 1-20. | pt_BR |
dc.citation.volume | 16 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 20 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/556 | - |
dc.description.abstract | The institutional construction of the epistemology of the solidary economy as a pedagogical act in teacher training in the Marajoara Amazon has been important as a public policy and as an educational proposal in verticalization. Thus, from teaching at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará, Campus Breves, we intend to understand their meanings, focusing on regional development, based on document analysis and dialogue with the analytical perspectives of Gadotti (2009) , Singer (2005), Freire (1981; 1997), Kruppa (2005) and Ferreira e Sousa (2015), among other intellectuals. In the unfolding of this investigation, it was inferred that the solidarity economy becomes a pedagogical practice in teacher training in educational institutions and that this can be intertwined with local knowledge and practices, based on regional development, integrated and continued training in the technical, administrative and policy. | pt_BR |
dc.description.resumo | A construção institucional da epistemologia da economia solidária como ato pedagógico na formação docente na Amazônia Marajoara tem sido importante como política pública e como proposta educacional na verticalização. Assim, a partir do ensino no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, campus Breves, pretendemos compreender seus significados, com foco no desenvolvimento regional, tendo como bases a análise documental e o diálogo com as perspectivas analíticas de Gadotti (2009), Singer (2005), Freire (1981; 1997), Kruppa (2005) e Ferreira e Sousa (2015), dentre outros intelectuais. No desdobramento desta investigação, inferiu-se que a economia solidária se torna prática pedagógica na formação docente nas instituições educacionais e que esta possa se entrelaçar aos saberes e fazeres locais, pautada no desenvolvimento regional, na formação integrada e continuada nas dimensões técnica, administrativa e política. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by suzana santos (suzana.santos@ifpa.edu.br) on 2025-01-08T15:18:59Z No. of bitstreams: 1 Artigo_EconomiaSolidáriaPrática.pdf: 1471181 bytes, checksum: 752fd6e266350d28bd746e110fa01b23 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Glauber Ribeiro (glauber.ribeiro@ifpa.edu.br) on 2025-01-09T14:48:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo_EconomiaSolidáriaPrática.pdf: 1471181 bytes, checksum: 752fd6e266350d28bd746e110fa01b23 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-01-09T14:48:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo_EconomiaSolidáriaPrática.pdf: 1471181 bytes, checksum: 752fd6e266350d28bd746e110fa01b23 (MD5) Previous issue date: 2023-08-29 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFPA | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária – SICOOPES | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source.uri | PDF on-line | pt_BR |
dc.subject | Economia solidária | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento regional | pt_BR |
dc.subject | Marajó | pt_BR |
dc.subject | Solidarity economy | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical practice | pt_BR |
dc.subject | Regional development | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A Economia solidária como prática pedagógica na Amazônia Marajoara: verticalização do ensino no Instituto Federal do Pará – Campus Breves | pt_BR |
dc.title.alternative | The solidarity economy as a pedagogical practice in the Marajoara Amazon: verticalization of teaching at the Federal Institute of Pará – Campus Breves | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0002-4034-7258 | pt_BR |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0001-7499-3242 | pt_BR |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0003-4247-3060 | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará | pt_BR |
dc.description.affiliation | Universidade de São Paulo | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará | pt_BR |
dc.subject.theme | Artigo Científico | pt_BR |
dc.subject.thematicaxis | Educação Profissional e Tecnológica, Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos publicados em eventos - Castanhal |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_EconomiaSolidáriaPrática.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons