Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/556
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMachado, Assis Farias-
dc.creatorSuzuki, Júlio César-
dc.creatorNeves, Miranilde Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5374481359217887pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4360471897465420pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1925579730007629pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-09T14:48:12Z-
dc.date.available2025-01-09T14:48:12Z-
dc.date.issued2023-08-29-
dc.identifier.citationMachado, Assis Farias; Suzuki, Júlio César; Neves, Miranilde Oliveira. A Economia solidária como prática pedagógica na Amazônia Marajoara: verticalização do ensino no Instituto Federal do Pará – Campus Breves. In: Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária – SICOOPES (16.: 2023: Castanhal, PA) Anais.... Castanhal (PA): IFPA, 2023. p. 1-20.pt_BR
dc.citation.volume16pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage20pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/556-
dc.description.abstractThe institutional construction of the epistemology of the solidary economy as a pedagogical act in teacher training in the Marajoara Amazon has been important as a public policy and as an educational proposal in verticalization. Thus, from teaching at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará, Campus Breves, we intend to understand their meanings, focusing on regional development, based on document analysis and dialogue with the analytical perspectives of Gadotti (2009) , Singer (2005), Freire (1981; 1997), Kruppa (2005) and Ferreira e Sousa (2015), among other intellectuals. In the unfolding of this investigation, it was inferred that the solidarity economy becomes a pedagogical practice in teacher training in educational institutions and that this can be intertwined with local knowledge and practices, based on regional development, integrated and continued training in the technical, administrative and policy.pt_BR
dc.description.resumoA construção institucional da epistemologia da economia solidária como ato pedagógico na formação docente na Amazônia Marajoara tem sido importante como política pública e como proposta educacional na verticalização. Assim, a partir do ensino no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, campus Breves, pretendemos compreender seus significados, com foco no desenvolvimento regional, tendo como bases a análise documental e o diálogo com as perspectivas analíticas de Gadotti (2009), Singer (2005), Freire (1981; 1997), Kruppa (2005) e Ferreira e Sousa (2015), dentre outros intelectuais. No desdobramento desta investigação, inferiu-se que a economia solidária se torna prática pedagógica na formação docente nas instituições educacionais e que esta possa se entrelaçar aos saberes e fazeres locais, pautada no desenvolvimento regional, na formação integrada e continuada nas dimensões técnica, administrativa e política.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by suzana santos (suzana.santos@ifpa.edu.br) on 2025-01-08T15:18:59Z No. of bitstreams: 1 Artigo_EconomiaSolidáriaPrática.pdf: 1471181 bytes, checksum: 752fd6e266350d28bd746e110fa01b23 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Glauber Ribeiro (glauber.ribeiro@ifpa.edu.br) on 2025-01-09T14:48:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo_EconomiaSolidáriaPrática.pdf: 1471181 bytes, checksum: 752fd6e266350d28bd746e110fa01b23 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-09T14:48:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo_EconomiaSolidáriaPrática.pdf: 1471181 bytes, checksum: 752fd6e266350d28bd746e110fa01b23 (MD5) Previous issue date: 2023-08-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Parápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIFPApt_BR
dc.relation.ispartofSeminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária – SICOOPESpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.uriPDF on-linept_BR
dc.subjectEconomia solidáriapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento regionalpt_BR
dc.subjectMarajópt_BR
dc.subjectSolidarity economypt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectRegional developmentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA Economia solidária como prática pedagógica na Amazônia Marajoara: verticalização do ensino no Instituto Federal do Pará – Campus Brevespt_BR
dc.title.alternativeThe solidarity economy as a pedagogical practice in the Marajoara Amazon: verticalization of teaching at the Federal Institute of Pará – Campus Brevespt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-4034-7258pt_BR
dc.creator.ORCID https://orcid.org/0000-0001-7499-3242pt_BR
dc.creator.ORCID https://orcid.org/0000-0003-4247-3060pt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.subject.themeArtigo Científicopt_BR
dc.subject.thematicaxisEducação Profissional e Tecnológica, Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultospt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos publicados em eventos - Castanhal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_EconomiaSolidáriaPrática.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons