Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/556
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Título : A Economia solidária como prática pedagógica na Amazônia Marajoara: verticalização do ensino no Instituto Federal do Pará – Campus Breves
Otros títulos : The solidarity economy as a pedagogical practice in the Marajoara Amazon: verticalization of teaching at the Federal Institute of Pará – Campus Breves
metadata.dc.creator: Machado, Assis Farias
Suzuki, Júlio César
Neves, Miranilde Oliveira
metadata.dc.description.resumo: A construção institucional da epistemologia da economia solidária como ato pedagógico na formação docente na Amazônia Marajoara tem sido importante como política pública e como proposta educacional na verticalização. Assim, a partir do ensino no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, campus Breves, pretendemos compreender seus significados, com foco no desenvolvimento regional, tendo como bases a análise documental e o diálogo com as perspectivas analíticas de Gadotti (2009), Singer (2005), Freire (1981; 1997), Kruppa (2005) e Ferreira e Sousa (2015), dentre outros intelectuais. No desdobramento desta investigação, inferiu-se que a economia solidária se torna prática pedagógica na formação docente nas instituições educacionais e que esta possa se entrelaçar aos saberes e fazeres locais, pautada no desenvolvimento regional, na formação integrada e continuada nas dimensões técnica, administrativa e política.
Resumen : The institutional construction of the epistemology of the solidary economy as a pedagogical act in teacher training in the Marajoara Amazon has been important as a public policy and as an educational proposal in verticalization. Thus, from teaching at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará, Campus Breves, we intend to understand their meanings, focusing on regional development, based on document analysis and dialogue with the analytical perspectives of Gadotti (2009) , Singer (2005), Freire (1981; 1997), Kruppa (2005) and Ferreira e Sousa (2015), among other intellectuals. In the unfolding of this investigation, it was inferred that the solidarity economy becomes a pedagogical practice in teacher training in educational institutions and that this can be intertwined with local knowledge and practices, based on regional development, integrated and continued training in the technical, administrative and policy.
Palabras clave : Economia solidária
Prática pedagógica
Desenvolvimento regional
Marajó
Solidarity economy
Pedagogical practice
Regional development
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará
metadata.dc.publisher.initials: IFPA
Citación : Machado, Assis Farias; Suzuki, Júlio César; Neves, Miranilde Oliveira. A Economia solidária como prática pedagógica na Amazônia Marajoara: verticalização do ensino no Instituto Federal do Pará – Campus Breves. In: Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária – SICOOPES (16.: 2023: Castanhal, PA) Anais.... Castanhal (PA): IFPA, 2023. p. 1-20.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/556
Fecha de publicación : 29-ago-2023
Aparece en las colecciones: Trabalhos publicados em eventos - Castanhal

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_EconomiaSolidáriaPrática.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons