Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/557
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBARRETO, Maria Elivane Moreira-
dc.creatorNEVES, Miranilde Oliveira-
dc.creatorOLIVEIRA, Jordane Lima Dias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3462236671282088pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1925579730007629pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8426531365872556pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-31T14:52:09Z-
dc.date.available2025-01-31T14:52:09Z-
dc.date.issued2023-08-29-
dc.identifier.citationBARRETO, Maria Elivane Moreira; NEVES, Miranilde Oliveira; OLIVEIRA, Jordane Lima Dias. Ensino remoto e metodologias ativas em linguagens: uma análise no campus Tucuruí do IFPA. In: Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária, 16., 2023, Castanhal. Anais [...]. Castanhal: IFPA, 2023. p. 1-14. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/557. Acesso em:pt_BR
dc.citation.volume16pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage14pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/557-
dc.description.abstractThe general objective of this study was to investigate which active methodologies were developed by Language teachers at Campus Tucuruí of the Federal Institute of Pará during the pandemic period and their effectiveness in didactic-pedagogical methods, in the teaching-learning process. The research used a qualitative approach of the exploratory and descriptive type. As instruments, an online questionnaire with ten questions was applied to ten teachers in the Languages area of Campus Tucuruí of IFPA, which made it possible to highlight the main difficulties faced in this period and what strategies were adopted in remote teaching in the area, in the institution. As a result, there was a diversity of active methodologies, which were being developed, mainly, with the use of digital technological resources such as video production, the Inverted Classroom, among others, which resulted in learning both for students and for language teachers.en
dc.description.resumoO objetivo geral deste estudo foi investigar quais metodologias ativas foram desenvolvidas pelos professores de Linguagens do Campus Tucuruí do Instituto Federal do Pará durante o período de pandemia e sua eficácia nos métodos didático-pedagógicos, no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa utilizou a abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva. Como instrumentos, foi aplicado um questionário on-line com dez perguntas para dez docentes da área de Linguagens do Campus Tucuruí do IFPA, o que possibilitou destacar as principais dificuldades enfrentadas nesse período e quais as estratégias adotadas no ensino remoto na área, na instituição. Como resultados, constatou-se uma diversidade de metodologias ativas, que foram sendo desenvolvidas, principalmente, com a utilização de recursos tecnológicos digitais como a produção de vídeos, a Sala de Aula Invertida entre outros, o que resultou em aprendizagem tanto para estudantes quanto para professores na área de linguagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by suzana santos (suzana.santos@ifpa.edu.br) on 2025-01-09T17:43:50Z No. of bitstreams: 1 Artigo_EnsinoRemotoMetodologias.pdf: 1253291 bytes, checksum: e46a2e7ff6e8a7177cf7184a20900069 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br) on 2025-01-31T14:52:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo_EnsinoRemotoMetodologias.pdf: 1253291 bytes, checksum: e46a2e7ff6e8a7177cf7184a20900069 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-31T14:52:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo_EnsinoRemotoMetodologias.pdf: 1253291 bytes, checksum: e46a2e7ff6e8a7177cf7184a20900069 (MD5) Previous issue date: 2023-08-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Parápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIFPApt_BR
dc.relation.ispartofSeminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária – SICOOPESpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.urihttps://even3.blob.core.windows.net/anais/668121.pdfpt_BR
dc.subjectLinguagem e educaçãopt_BR
dc.subjectMétodos didáticos-pedagógicospt_BR
dc.subjectProcesso de ensino- aprendizagempt_BR
dc.subjectLanguage and educationen
dc.subjectDidactic-pedagogical methodsen
dc.subjectTeaching-learning processen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
dc.titleEnsino remoto e metodologias ativas em linguagens: uma análise no campus Tucuruí do IFPApt_BR
dc.title.alternativeRemote teaching and active methodologies in languages: an analysis at IFPA'S Tucuruí campusen
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-5120-2735pt_BR
dc.creator.ORCID https://orcid.org/0000-0003-4247-3060pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-9325-4266pt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.subject.themeEducação, Formação de Professores e Práticas Pedagógicaspt_BR
dc.subject.thematicaxisEducação do Campopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos publicados em eventos - Castanhal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_EnsinoRemotoMetodologias.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons