Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/557
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Título : Ensino remoto e metodologias ativas em linguagens: uma análise no campus Tucuruí do IFPA
Otros títulos : Remote teaching and active methodologies in languages: an analysis at IFPA'S Tucuruí campus
metadata.dc.creator: BARRETO, Maria Elivane Moreira
NEVES, Miranilde Oliveira
OLIVEIRA, Jordane Lima Dias
metadata.dc.description.resumo: O objetivo geral deste estudo foi investigar quais metodologias ativas foram desenvolvidas pelos professores de Linguagens do Campus Tucuruí do Instituto Federal do Pará durante o período de pandemia e sua eficácia nos métodos didático-pedagógicos, no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa utilizou a abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva. Como instrumentos, foi aplicado um questionário on-line com dez perguntas para dez docentes da área de Linguagens do Campus Tucuruí do IFPA, o que possibilitou destacar as principais dificuldades enfrentadas nesse período e quais as estratégias adotadas no ensino remoto na área, na instituição. Como resultados, constatou-se uma diversidade de metodologias ativas, que foram sendo desenvolvidas, principalmente, com a utilização de recursos tecnológicos digitais como a produção de vídeos, a Sala de Aula Invertida entre outros, o que resultou em aprendizagem tanto para estudantes quanto para professores na área de linguagem.
Resumen : The general objective of this study was to investigate which active methodologies were developed by Language teachers at Campus Tucuruí of the Federal Institute of Pará during the pandemic period and their effectiveness in didactic-pedagogical methods, in the teaching-learning process. The research used a qualitative approach of the exploratory and descriptive type. As instruments, an online questionnaire with ten questions was applied to ten teachers in the Languages area of Campus Tucuruí of IFPA, which made it possible to highlight the main difficulties faced in this period and what strategies were adopted in remote teaching in the area, in the institution. As a result, there was a diversity of active methodologies, which were being developed, mainly, with the use of digital technological resources such as video production, the Inverted Classroom, among others, which resulted in learning both for students and for language teachers.
Palabras clave : Linguagem e educação
Métodos didáticos-pedagógicos
Processo de ensino- aprendizagem
Language and education
Didactic-pedagogical methods
Teaching-learning process
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará
metadata.dc.publisher.initials: IFPA
Citación : BARRETO, Maria Elivane Moreira; NEVES, Miranilde Oliveira; OLIVEIRA, Jordane Lima Dias. Ensino remoto e metodologias ativas em linguagens: uma análise no campus Tucuruí do IFPA. In: Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária, 16., 2023, Castanhal. Anais [...]. Castanhal: IFPA, 2023. p. 1-14. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/557. Acesso em:
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/557
Fecha de publicación : 29-ago-2023
Aparece en las colecciones: Trabalhos publicados em eventos - Castanhal

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_EnsinoRemotoMetodologias.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons