Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/606
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: O acesso e permanência de negros na pós-graduação na Universidade Federal do Pará campus Belém
Other Titles: Access and permanence of black people in postgraduate courses at the Federal University of Pará, Belém campus
Acceso y permanencia de negros en el posgrado de la Universidad Federal de Pará campus Belém
metadata.dc.creator: PAIVA, Rafael da Silva
FRANCO, José Luiz de Moraes
metadata.dc.description.resumo: Este artigo analisa o acesso e a permanência de indivíduos da pós-graduação na UFPA a nível de mestrado e doutorado acadêmico de ambos os sexos pertencentes ao grupo étnico-racial classificado como negros. Metodologicamente optou-se pela aplicação de um questionário feito pelo Google Forms e depois os resultados foram analisados. Os dados revelam que a trajetória até o ingresso na pós-graduação 40% responderam ser repleta de desafios, mas superados com perseverança. Em relação aos principais desafios que encontram ao longo do caminho da pós-graduação é possível notar que a dificuldade financeira para custear os estudos. Além disso, a insegurança quanto a escolha da carreira acadêmica foi um ponto de destaque pelos entrevistados. É evidente que a falta de orientação e a conciliação com o trabalho e os estudos dizem muito sobre a falta de políticas educacionais que possibilitam a permanência de estudantes. Por tato é fundamental a ampliação de políticas educacionais que possibilitem a permanência de estudantes negros na pós-graduação na UFPA.
Abstract: This article analyzes the access and retention of individuals in graduate studies at UFPA at the master's and doctoral level of both sexes belonging to the ethnic-racial group classified as black. Methodologically, we chose to apply a questionnaire made using Google Forms and then the results were analyzed. The data reveal that the path to entering graduate school was full of challenges, but overcome with perseverance, 40%. Regarding the main challenges they encounter along the path of graduate studies, it is possible to note that the financial difficulty in paying for studies. In addition, insecurity regarding the choice of an academic career was a point highlighted by the interviewees. It is clear that the lack of guidance and the conciliation with work and studies say a lot about the lack of educational policies that allow students to remain. Therefore, it is essential to expand educational policies that allow black students to remain in graduate studies at UFPA.
Keywords: Política de permanência
Desigualdade educacional
Inclusão racial
Retention policie
Educational inequality
Racial inclusion
Política de permanência
Desigualdad educativa
Inclusión racial
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Arche Editora
Citation: PAIVA, Rafael da Silva; FRANCO, José Luis de Morais. O acesso e permanência de negros na pós-graduação na Universidade Federal do Pará campus Belém. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 1356–1367, 2025. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/606. Acesso em: ---
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17450
URI: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/606
Issue Date: Jan-2025
Appears in Collections:Artigos Publicados - Belém

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_AcessoPermanênciaNegros.pdf412,8 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons