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Tipo: Dissertação
Título: Do planejamento à execução: uma contribuição para a cooperativa de agricultores familiares de Terra Alta
Autor(es): COSTA JÚNIOR, Rosalvo Alves
Primeiro Orientador: EID, Farid
Primeiro Co-Orientador: REIS, Adebaro Alves dos
Resumo: É notório que a evolução histórica da administração enquanto área do saber demonstra um viés ideológico diretamente relacionado ao desenvolvimento da dimensão econômica, com forte influência epistemológica das ciências positivistas e funcionalistas, que restringiu seu campo de atuação à maximização do lucro; e, consequentemente, criou uma lacuna em abordagens necessárias ao fortalecimento de organizações de cunho social. Principalmente aquelas alicerçadas pela autogestão e demais princípios econômicos solidários. Assim, buscando avaliar como o processo de ressignificação, adaptação e apropriação de uma ferramenta de gestão poderia contribuir para minimizar as dificuldades administrativas enfrentadas por uma cooperativa popular, o presente trabalho objetivou desenvolver a aplicação do Ciclo PDCA no âmbito da autogestão, por meio de um processo metodológico participativo alicerçado pela pesquisa-ação. Nessa perspectiva, fundamentado por um referencial teórico que busca discutir de forma gradual e envolvente a utilização do Ciclo PDCA como uma ferramenta passível de ressignificação e apropriação por empreendimentos econômicos solidários voltados ao fortalecimento da agricultura familiar; e, ao mesmo tempo, contribuir para ampliação do debate em torno da atuação da própria Administração; passou-se à pesquisa de campo. Por sua vez, elegendo-se a Cooperativa de Agricultores Familiares de Terra Alta como objeto de estudo, os trabalhos foram divididos em quatro etapas características da metodologia adotada, que entrelaçadas às fases de desenvolvimento do Ciclo PDCA, contribuíram paulatinamente para construção de um diagnóstico situacional do empreendimento, e de um processo de integração e compartilhamento de experiências e saberes que culminou na construção de um processo participativo apropriado ao desenvolvimento de uma estrutura de planejamento e execução de um plano de ação voltado a solucionar um problema eleito pelos próprios cooperados. Por fim, chega-se a concepção de que a utilização do Ciclo PDCA como alternativa de aperfeiçoamento da gestão de empreendimentos autogestionários, e de ampliação da abordagem e atuação da Administração enquanto área do conhecimento é uma alternativa viável; desde que, o procedimento de ressignificação e apropriação desse instrumento, seja precedido de um envolvimento participativo e cauteloso voltado ao desenvolvimento de um processo de aprendizagem e compartilhamento de saberes capaz de fortalecer os princípios econômicos solidários e valorizar a cultura organizacional intrínseca no âmbito organizacional.
Abstract: It is notable that the historical evolution of the administration as an area of knowledge demonstrates an ideological bias directly related to the development of the economic dimension, with strong epistemological influence of the positivist and functionalist sciences, that restricted its field of action to the maximization of profit; and, consequently, has created a gap in approaches needed to strengthen social organizations. Especially those based on selfmanagement and other economic principles of solidarity. Thus, in order to evaluate how the process of re-signification, adaptation and appropriation of a management tool could contribute to minimize the administrative difficulties faced by a popular cooperative, the present work aimed to develop the application of the PDCA Cycle in the scope of selfmanagement, through a participatory methodological process based on action research. In this perspective, based on a theoretical framework that seeks to discuss in a gradual and immersive way the use of the PDCA Cycle as a tool that can be redefined and appropriated by solidary economic projects aimed at strengthening family agriculture; and, at the same time, contribute to the broadening of the debate around the performance of the Administration itself; he went on to field research. In turn, by choosing the Farmers Cooperative of Terra Alta as an object of study, the work was divided into four stages that were characteristic of the adopted methodology, which, intertwined with the development phases of the PDCA Cycle, gradually contributed to the construction of a situational diagnosis and a process of integration and sharing of experiences and knowledge that culminated in the construction of a participatory process appropriate to the development of a structure of planning and execution of an action plan aimed at solving a problem chosen by the cooperative members themselves. Finally, we come to the idea that the use of the PDCA Cycle as an alternative to improve the management of self-managed enterprises, and to broaden the approach and performance of the Administration as a knowledge area is a viable alternative; provided that the procedure of resignification and appropriation of this instrument is preceded by a participatory and cautious involvement aimed at developing a process of learning and sharing of knowledge capable of strengthening economic principles of solidarity and valuing the intrinsic organizational culture in the organizational sphere.
Palavras-chave: Ferramenta de gestão
Ciclo PDCA
Cooperativa popular
Agricultura familiar
Coafta
Desenvolvimento rural – Terra Alta
Economia social
Cooperativismo
Gestão
Management tool
PDCA cycle
Popular cooperative
Family farming
Coafta
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Sigla da Instituição: IFPA
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares
Citação: COSTA JÚNIOR, Rosalvo Alves. Do planejamento à execução: uma contribuição para a cooperativa de agricultores familiares de Terra Alta. 2018. 119 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares) — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, 2018. Disponível em: http://10.0.2.15:8080/jspui/handle/prefix/221. Acesso em:
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/221
Data do documento: 16-Mar-2018
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