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Tipo: Dissertação
Título: O PROEJA no IFPA Castanhal: reflexões sobre práticas e diálogos de saberes
Autor(es): SILVA, Márcia Brito da
Primeiro Orientador: SOUSA, Romier da Paixão
Resumo: A educação de jovens e adultos é uma modalidade de ensino com características muito próprias inerentes ao público que dela faz parte, jovens e adultos, que possuem saberes e experiências acumuladas em suas trajetórias de vida. No contexto da formação escolar, esses saberes se inserem como fundamentais no desenvolvimento de práticas pedagógicas sustentadas por relações dialógicas. O presente trabalho anuncia uma pesquisa realizada no contexto da formação dos educandos egressos do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, do Instituto Federal do Pará, Campus Castanhal, 2009 a 2016, na busca de refletir sobre o diálogo de saberes e as práticas pedagógicas vivenciadas na formação profissional dos sujeitos jovens e adultos do campo. A investigação teve como objetivo geral refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas na formação e que favoreceram o diálogo de saberes dos educadores e educandos do Curso. Buscou-se trazer para as reflexões da pesquisa os aspectos essenciais da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, percurso histórico, panorama estatístico, experiências e práticas, adentrando-se para as especificidades da educação dos sujeitos que vivem no campo. Tratando-se de educação de jovens e adultos, as práticas pedagógicas desenvolvidas se articulam com os saberes e experiências de vida dos educandos, numa relação dialógica entre os sujeitos do processo educativo. Neste sentido, procurou-se conduzir a análise a partir da compreensão dos saberes dos sujeitos jovens e adultos do campo, e de como esses saberes são mobilizados no intuito de dialogar com as práticas de formação escolar desenvolvidas pelos educadores em sua ação docente. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida pelo método de estudo de caso, com aplicação de questionários e entrevistas aos educadores e educandos egressos do Curso, e que foram examinadas pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados da investigação demonstraram que as práticas pedagógicas desenvolvidas na formação dos sujeitos participantes da pesquisa foram diversificadas, pautaram-se em relações dialógicas e no reconhecimento dos saberes, experiências e fazeres dos educandos.
Abstract: The Youth and Adult Education is a teaching modality with its very own characteristics inherent to the public that is part of it, young people and adults, who have accumulated knowledge and experiences in their life trajectories. In the context of school training, this knowledge is insert as fundamental in the development of pedagogical practices supported by dialogical relationships. The present work announces a research carried out in the context of the training of former students of the Technical course in Farming Integrated to High School, in the modality of Youth and Adult Education, of the Federal Institute of Pará, Castanhal Campus, in the search to reflect on the dialogue of knowledge and the pedagogical practices experienced in the professional training of young and adult subjects from the countryside. The investigation aimed to reflect on the pedagogical practices developed in training and which favored the dialogue of knowledge of the educators and students of the course. We sought to bring to the reflections of the research the essential aspects of the Youth and Adult Education in Brazil, historical course, statistical overview, experiences and practices, addressing the specifities of education of the subjects who live in the countryside. In the case of the young and adult education, the pedagogical practices developed are articulated with the knowledge and life experiences of students, in a dialogical relationship between the subjects of the educational process. In this sense, we sought to conduct the analysis from the understanding of knowledge of young and adult subjects from the countryside, and how this knowledge is mobilized in order to dialogue with school training practices developed by the educators in their teaching action. This is a qualitative research, developed by the case study method, with application of questionnaires and interviews to the educators and former students of the course, and that were examined by the content analysis technique. The results of the investigation showed that the pedagogical practices developed in the training of the research participants subjects were diversified, they were based on the dialogical relationships and recognition of knowledge, experiences and practices of the students.
Palavras-chave: Educação do campo
Educação de Jovens e Adultos
Prática pedagógica
Educação rural – Castanhal (PA)
Youth and adult education
Rural education
Pedagogical practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Sigla da Instituição: IFPA
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares
Citação: SILVA, Márcia Brito da. O PROEJA no IFPA Castanhal: reflexões sobre práticas pedagógicas. 2019. 114f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Castanhal, 2019. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/245. Acesso em:.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/245
Data do documento: 2019
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