Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/246
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCORRÊA, Joana Laura Cota-
dc.creatorNEVES, Miranilde Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7049550539698295pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1925579730007629pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-27T13:50:41Z-
dc.date.available2022-09-27T13:50:41Z-
dc.date.issued2021-07-17-
dc.identifier.citationCORRÊA, Joana Laura Cota; NEVES, Miranilde Oliveira. Educação do campo: narrativas que protagonizam práticas de resistência. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v.2, n.2, p. 1-12, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/246. Acesso em:pt_BR
dc.citation.volume2pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage12pt_BR
dc.identifier.issn2675-9144pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/246-
dc.description.abstractThis study refers to the training rural teachers and the narratives that lead to resistance practices in the rural. The objective is to reflect on how education in the countryside contributes to the protagonism of educational practices of resistance in the countryside. The methodology of this study wasbased on a qualitative approach, rural research and life history, with the support of participant observation, from a semi-structured interview conducted with three teachers who graduated through the Degree in Rural Education, class 2015, from Federal University ofPará (UFPA), campusTocantins, Cametá, Pará. Our research locus is the community of Vila do Carmo, where the subjects were interviewed. It is noteworthy that it is a community in Baixo Tocantins, city of Cametá –Pará. It was noticed that this study strengthened educational practices in the countryside and encouraged educators to recognize their cultures and identities within the school.en
dc.description.resumoEste estudo refere-se àformação de professores do campo e às narrativas que protagonizam práticas de resistência no campo. Oobjetivoérefletir como a educação do campo contribui para o protagonismo das práticas educativas de resistência no campo. A metodologia deste estudo baseou-se na abordagem qualitativa, pesquisa de campoehistória de vida, com apoio da observação participante, a partir de entrevista semiestruturada realizada com três professores que se formaram por meio da Licenciatura em Educação do Campo, turma 2015, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário do Tocantins, Cametá, Pará. Nosso lócus de pesquisa é a comunidade de Vila do Carmo, onde os sujeitos foram entrevistados. Vale ressaltar que é uma comunidade do Baixo Tocantins, município de Cametá–Pará.Percebeu-se que este estudo fortaleceu as práticas educativas no campo e incentivou educadores a reconhecerem suas culturas e identidades dentro da escola.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by leontina cunha (leontina.cunha@ifpa.edu.br) on 2022-09-20T12:28:50Z No. of bitstreams: 2 Artigo_EducaçãoCampoNarrativas.pdf: 214821 bytes, checksum: 824fe5fbeffb6c72da02f83ce352e5c2 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br) on 2022-09-27T13:50:41Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_EducaçãoCampoNarrativas.pdf: 214821 bytes, checksum: 824fe5fbeffb6c72da02f83ce352e5c2 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-27T13:50:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_EducaçãoCampoNarrativas.pdf: 214821 bytes, checksum: 824fe5fbeffb6c72da02f83ce352e5c2 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-07-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Cearápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsEnPept_BR
dc.relation.ispartofEnsino em perspectivaspt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.sourceDisponível na Internetpt_BR
dc.source.urihttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6055pt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectFormação de professorpt_BR
dc.subjectPrática de resistênciapt_BR
dc.subjectRural educationen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectResistance practiceen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEducação do campo: narrativas que protagonizam práticas de resistênciapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-8379-7614pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-4247-3060pt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados - Castanhal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_EducaçãoCampoNarrativas.pdf209,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons