Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/247
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNEVES, Miranilde Oliveira-
dc.creatorCORRÊA, Joana Laura Cota-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7049550539698295pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1925579730007629pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-27T13:55:59Z-
dc.date.available2022-09-27T13:55:59Z-
dc.date.issued2021-08-06-
dc.identifier.citationNEVES, Miranilde Oliveira; CORRÊA, Joana Laura Cota. A construção do percurso formativo na residência pedagógica. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v.22, n.4, p.1-11, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/247. Acesso em:.pt_BR
dc.citation.volume2pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage11pt_BR
dc.identifier.issn2675-9144pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/247-
dc.description.abstractThis initial study highlights an analysis of the formative path of ten participants in the Pedagogical Residency Program of the Degree in Informatics Course, who had an internship for a year and a half in high school classes integrated with the Technical Courses in Agriculture and Informatics. It is a qualitative study with a focus on participant observation and shows the vision of the Program preceptor from the monitoring of interns between 2018 and 2019. The research showed significant results in the profile of students during their work in the classroom and promoted greater commitment in the organization and preparation of classes, in addition to being involved in projects that encouraged the adaptation of Portuguese Language classes using the residents' knowledge in Computer Science and Libras. It is, therefore, a program that should be adopted by more institutions, but that presents some necessary adjustments, such as more significant measures regarding the truancy of the residents.en
dc.description.resumoEste estudo inicial destaca uma análise sobre o percurso formativo de dez participantes do Programa Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura em Informática, os quais estagiaram durante um ano e meio em turmas de Ensino Médio Integrado aos Cursos Técnicos de Agropecuária e Informática. É um estudo de cunho qualitativo com enfoque na observação participante e mostra a visão da preceptora do Programa a partir do acompanhamento dos estagiários entre 2018 e 2019. A pesquisa apontou resultados significativos no perfil dos estudantes durante a atuação em sala de aula e promoveu maior empenho na organização e elaboração das aulas, além da inserção em projetos que incentivaram a adaptação das aulas de Língua Portuguesa utilizando os conhecimentos dos residentes em Informática e Libras. É, portanto, um programa que deve ser adotado por mais instituições, mas que apresenta alguns ajustes necessários, como providências mais significativas a respeito da evasão dos residentes. Palavras-chave: Licenciatura em Informática. Percurso Formativo. Residência Pedagógica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by leontina cunha (leontina.cunha@ifpa.edu.br) on 2022-09-21T12:49:50Z No. of bitstreams: 2 Artigo_ConstruçãoPercursoFormativo.pdf: 357077 bytes, checksum: e8f2d6119728d562223e582772b9e9be (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br) on 2022-09-27T13:55:59Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo_ConstruçãoPercursoFormativo.pdf: 357077 bytes, checksum: e8f2d6119728d562223e582772b9e9be (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-27T13:55:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo_ConstruçãoPercursoFormativo.pdf: 357077 bytes, checksum: e8f2d6119728d562223e582772b9e9be (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-08-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUECEpt_BR
dc.relation.ispartofEnsino em Perspectivaspt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.sourceDisponível na Internetpt_BR
dc.source.urihttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6460/5409pt_BR
dc.subjectLicenciatura em informáticapt_BR
dc.subjectPercurso formativopt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectGraduation in computer scienceen
dc.subjectFormative pathen
dc.subjectPedagogical residenceen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA construção do percurso formativo na residência pedagógicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-4247-3060pt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados - Castanhal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_ConstruçãoPercursoFormativo.pdf348,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons