Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/248
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorSANTOS, Elizeu José dos-
dc.creatorNEVES, Miranilde Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1925579730007629pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1785190844816729pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-27T13:58:46Z-
dc.date.available2022-09-27T13:58:46Z-
dc.date.issued2022-07-07-
dc.identifier.citationSANTOS, Elizeu José dos; NEVES, Miranilde Oliveira. Saberes dos estudantes do PROEJA na construção curricular do curso de agropecuária no campus Castanhal do IFPA. Research, Society and Development, v.11, n.9, p.1-14, 2022. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/248. Acesso em:.pt_BR
dc.citation.volume11pt_BR
dc.citation.issue9pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage14pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i9.27541pt_BR
dc.identifier.issn2525-3409pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/248-
dc.description.abstractThis investigation was carried out from the analysis of students' knowledge in the daily life of the teacher/student in the classroom, related to the sociocultural and labor context of the students of PROEJA (National Program for Integration of Professional Education with Young and adult Education) - Campus in Castanhal at the Federal Institute of Pará – IFPA. It is also based on the qualitative approach, since is concerned with the particularities of the reality produced in the time/school/community interaction. Semi-structured questionnaires were also used as data collet technique, assigned to teachers, students, and coordinator of the Course. Thus, based on the perceptions of teachers, students and PROEJA coordinator, it was found that the Education of Youth and Adults discusses the experiences and knowledge of these students in the teaching-learning process. The results showed that the Pedagogy of Alternating Cycle, applied in this teaching modality achieved its objective: to promote constant knowledge sharing between the students' living environment, articulating practice and theory in different times and spaces such as school/community, therefore, it is based on a pedagogical proposal that it produces dialogue, integration, and sociocultural relations, which develop the formative process in different social spacesen
dc.description.resumoEsta investigação nasceu a partir da análise sobre os saberes dos estudantes no cotidiano professor/estudante em sala de aula, relacionados ao contexto sociocultural e laboral dos discentes do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação de Jovens e Adultos) – Curso de Agropecuária do Campus Castanhal do Instituto Federal do Pará – IFPA. Também está pautado na abordagem qualitativa, uma vez que esta se preocupa com as particularidades da realidade produzida na interação tempo/escola/comunidade. Foram utilizados como técnicas de coleta de dados questionários semiestruturados atribuídos aos professores, estudantes e coordenador do Curso. Dessa maneira, a partir das percepções dos professores, estudantes e coordenador do PROEJA constatou-se que a Educação de Jovens e Adultos discute no processo ensino-aprendizagem, as experiências e saberes desses educandos. Os resultados demonstraram que a Pedagogia da Alternância, aplicada nesta modalidade de ensino, tem alcançado seu objetivo: promover constante compartilhamento de conhecimentos entre o ambiente de vida dos estudantes, articulando a prática e a teoria em tempos e espaços diversificados como escola/comunidade, portanto, baseia-se em uma proposta pedagógica que produz diálogo, integração e relações socioculturais, os quais desenvolvem o processo formativo em diferentes espaços sociais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by leontina cunha (leontina.cunha@ifpa.edu.br) on 2022-09-21T13:44:21Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_SaberesEstudantesProeja.pdf: 241735 bytes, checksum: e014a86b6968ec59d484b9cb2354bc43 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br) on 2022-09-27T13:58:46Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_SaberesEstudantesProeja.pdf: 241735 bytes, checksum: e014a86b6968ec59d484b9cb2354bc43 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-27T13:58:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_SaberesEstudantesProeja.pdf: 241735 bytes, checksum: e014a86b6968ec59d484b9cb2354bc43 (MD5) Previous issue date: 2022-07-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherRed Iberoamericana de innovación Y conocimiento cientificoes
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsREDIBpt_BR
dc.relation.ispartofResearch, Society and Developmenten
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.sourceDisponível na Internetpt_BR
dc.source.urihttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/27541/27073pt_BR
dc.subjectSaber do estudantept_BR
dc.subjectPedagogia da alternânciapt_BR
dc.subjectPROEJApt_BR
dc.subjectStudent knowledgeen
dc.subjectAlternation pedagogyen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleSaberes dos estudantes do PROEJA na construção curricular do curso de agropecuária no campus Castanhal do IFPApt_BR
dc.title.alternativeKnowledge of PROEJA students in the curriculum construction of the agropecuary course at the Castanhal campus of the IFPAen
dc.title.alternativeConocimiento de los alumnos de PROEJA en la construcción curricular del curso de agropecuaria en el campus de Castanhal del IFPAes
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-4247-3060pt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos publicados - Castanhal

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_SaberesEstudantesProeja.pdf236,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons