Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/387
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1PAIXÃO, Antonio Jorge Paraense da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2722578812600132pt_BR
dc.creatorSOARES, Sória Pereira Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7189435766552237pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-23T12:23:56Z-
dc.date.available2023-02-23T12:23:56Z-
dc.date.issued2019-07-09-
dc.identifier.citationSOARES, Sória Pereira Lima. Modelagem matemática como estratégia para o ensino de geometria espacial no 3º ano do ensino médio da zona rural de Marabá-PA. 2019. 89 f. Dissertação ( Mestrado em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em:https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/387. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/387-
dc.description.abstractThis paper presents the results of a research developed in the Professional Master Program in Rural Development and Management of Agri-Food Enterprises of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará, Paragominas class. It aimed to identify and analyze the possible contributions of Mathematical Modeling to the teaching of Spatial Geometry, as well as to improve the quality of teaching on this topic. After presenting the state of the art, the relationship between Mathematical Modeling and Spatial Geometry Teaching is discussed. The research is qualitative, with students from two classes of students of the 3rd year of high school of a rural school unit in the city of Marabá, interior of Pará. Lessons were planned and taught using the methodology of mathematical modeling, In the last semester of 2018, the main activity was named “The Geometric Shapes of Our Campus”, addressing Spatial Geometry contents, at which time the subjects chose within the campus physical structure which geometric shapes they would like to investigate. The research results point to several contributions of Mathematical Modeling, both in the aspects related to the learning of the spatial geometry contents, as well as the formation of the criticality and autonomy of the students. As a final product a blog was created with indications of activities for teachers of this level of education.en
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, turma de Paragominas. Teve como objetivos identificar e analisar as possíveis contribuições da Modelagem Matemática para o ensino da Geometria Espacial, bem como melhoria na qualidade no ensino desse tópico. Discutem-se, após apresentar o estado da arte, as relações entre Modelagem Matemática e Ensino de Geometria Espacial. A pesquisa é de cunho qualitativo, tendo como sujeitos estudantes de duas turmas de alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma unidade escolar do meio rural na cidade de Marabá, interior do Pará. Foram planejadas e ministradas aulas utilizando a metodologia da modelagem matemática, no último semestre de 2018, a principal atividade foi nomeada de “As Formas Geométricas do Nosso Campus”, abordando conteúdos de Geometria Espacial, momento em que os sujeitos escolheram dentro da estrutura física do campus quais as formas geométricas que desejariam investigar. Os resultados da pesquisa apontam para diversas contribuições da Modelagem Matemática, tanto nos aspectos relacionados à aprendizagem dos conteúdos de Geometria espacial, quanto à formação da criticidade e autonomia dos alunos. Como produto final criou-se um blog com indicações de atividades para os professores desse nível de ensino.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by leontina cunha (leontina.cunha@ifpa.edu.br) on 2023-01-20T13:31:27Z No. of bitstreams: 2 Dissertação_ModelagemMatematicaComo.pdf: 4505383 bytes, checksum: fc72cbd64cf87c3e1c8d0b757d249c90 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br) on 2023-02-23T12:23:56Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação_ModelagemMatematicaComo.pdf: 4505383 bytes, checksum: fc72cbd64cf87c3e1c8d0b757d249c90 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-23T12:23:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação_ModelagemMatematicaComo.pdf: 4505383 bytes, checksum: fc72cbd64cf87c3e1c8d0b757d249c90 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-07-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentarespt_BR
dc.publisher.initialsIFPApt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino de geometria espacialpt_BR
dc.subjectMatemática (ensino médio) - zona ruralpt_BR
dc.subjectMathematical modelingen
dc.subjectTeaching of spatial geometryen
dc.subjectMathematic (high school) - rural areaen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLApt_BR
dc.titleModelagem matemática como estratégia para o ensino de geometria espacial no 3º ano do ensino médio da zona rural de Marabá-PA.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-8621-2108pt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoGestão de Empreendimentos Agroalimentarespt_BR
dc.contributor.affiliationadvisor1Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Parápt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e teses - Castanhal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ModelagemMatematicaComo.pdf4,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons