Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/492
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSANTOS, Elizeu José dos-
dc.creatorNEVES, Miranilde Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1785190844816729pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1925579730007629pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-16T12:21:09Z-
dc.date.available2023-10-16T12:21:09Z-
dc.date.issued2020-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Elizeu José dos; NEVES, Miranilde Oliveira. Pedagogia da alternância: conexões entre saberes e práticas. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL, COOPERATIVISMO E ECONOMIA SOLIDÁRIA, 13., 2020, Castanhal. Anais[...] Belém: IFPA, 2021. p. 278-287. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/492. Acesso em:pt_BR
dc.citation.spage278pt_BR
dc.citation.epage287pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/492-
dc.description.abstractPedagogy of alternation, over time, has become a methodological mark of rural education. This is because it is a very inclusive proposal that values the intercultural knowledge of each student. This study aims to present the results of an investigation that took place in the PROEJA Agricultural Course from a Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará. The applied methodology was based on a qualitative examination focusing on the analysis Bardin's contente (2010), from the application of questionnaires directed to students. The results demonstrated that there is a latent desire among the students-farmers participating in the research to preserve the knowledge learned in the community, which maintains their identities and traditions, but also highlighted the importance of learning academic knowledge to strengthen traditional knowledge. Therefore, it is clear how important it is for everyone to assume their role: the teacher - who values the knowledge that students already bring and the students, who learn new knowledge and share in contexts consistent with each situation.en
dc.description.resumoA Pedagogia da alternância, no decorrer do tempo, tornou-se uma marca metodológica da educação do campo. Isso porque é uma proposta bastante inclusiva e que valoriza os saberes interculturais de cada estudante. Este estudo objetiva apresentar os resultados de uma investigação que ocorreu no Curso de Agropecuária PROEJA em um Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. A metodologia aplicada baseou-se em um exame qualitativo com foco na análise de conteúdos de Bardin (2010), a partir da aplicação de questionários direcionados aos estudantes. Os resultados demonstraram que há um desejo latente entre os estudantes-agricultores participantes da pesquisa em preservar o conhecimento aprendido na comunidade, o que mantém suas identidades e tradições, mas também destacaram ser importante aprender o conhecimento acadêmico para fortalecer os saberes tradicionais. Portanto, fica nítido o quanto é importante que cada um assuma seu papel: o professor – que valoriza os saberes que os estudantes já trazem e os estudantes, que aprendem novos saberes e compartilham nos contextos coerentes a cada situação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by suzana santos (suzana.santos@ifpa.edu.br) on 2023-09-12T18:45:20Z No. of bitstreams: 2 Artigo Evento_PedagogiaAlternânciaConexoes.pdf: 163586 bytes, checksum: a25988ff563373b883f1241370bc9e7a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br) on 2023-10-16T12:21:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Artigo Evento_PedagogiaAlternânciaConexoes.pdf: 163586 bytes, checksum: a25988ff563373b883f1241370bc9e7a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-16T12:21:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Artigo Evento_PedagogiaAlternânciaConexoes.pdf: 163586 bytes, checksum: a25988ff563373b883f1241370bc9e7a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIFPApt_BR
dc.relation.ispartofSICOOPESpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogia da alternânciapt_BR
dc.subjectSaberespt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectAlternation pedagogyen
dc.subjectKnowledgeen
dc.subjectRural educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURALpt_BR
dc.titlePedagogia da alternância: conexões entre saberes e práticaspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-7085-2936pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-4247-3060pt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.subject.themeEducação Profissional e Tecnológica, Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultospt_BR
Appears in Collections:Trabalhos publicados em eventos - Castanhal

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_PedagogiaAlternânciaConexoes.pdf159,75 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons