Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/578
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1SANTOS, Tiago Veloso dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4643759172280785pt_BR
dc.creatorSILVA, Taiana Ribeiro da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6668259768355505pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-18T14:50:26Z-
dc.date.available2025-03-18T14:50:26Z-
dc.date.issued2024-12-10-
dc.identifier.citationSILVA, Taiana Ribeiro da. A organização do trabalho pedagógico no curso técnico em enfermagem à luz da concepção humanista: um estudo de caso em uma escola estadual de ensino técnico. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, 2024. Disponível em: ... Acesso em: ...pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/578-
dc.description.abstractThe process of humanization in professional education, especially in the health area, and the applicability of humanistic theory constitute a crucial theoretical framework to promote an existential and dialogical relationship in the teaching-learning process. The guiding question of this study is: how can humanization contribute to the organization of pedagogical work, aiming at humanized student training in the Nursing Technical Course? The school is seen as an educational space that requires a deep understanding of the students' reality in order to, based on this understanding, propose and execute educational actions that transform the lives of students, who seek not only knowledge, but also the recognition of social transformation. Thus, this study aims to analyze whether the organization of pedagogical work in the Technical Nursing Course at the Escola Estadual de Ensino Técnico e Profissional Prof. Francisco da Silva Nunes (EETEPA), in Belém-PA, is aligned with humanist theories and meets the guidelines of the National Humanization Policy (PNH). The research methodology is a case study, which involves a deep and detailed examination of a few objects to allow comprehensive knowledge, with bibliographic and documentary research. Questionnaires with closed and semi-open questions were applied to the technical pedagogical team, teachers and students to identify knowledge, experiences, perceptions, feelings, difficulties and ideas about the humanist conception. The documentary analysis of the Pedagogical Project of the Technical Nursing Course (PPC) and the National Humanization Policy (PNH) was fundamental for deepening the object of study. The results revealed the need for adjustments in the organization of pedagogical work in the Nursing Technical Course. The lack of participation in the PPC construction and socialization process demonstrated a lack of knowledge of the objectives, goals, curriculum matrix and actions foreseen in the educational process. The research emphasizes the importance of Educational Planning so that the PPC reflects the pedagogical model with a humanistic bias. Despite the evidence of a humanistic approach in the PPC of the Technical Nursing Course at EETEPA and in the pedagogical practices developed by some teachers with the support of managers, it is concluded that humanization in the organization of pedagogical work represents an intrinsic challenge to school management. Humanization positively influences the identity of technical nursing professionals, promotes autonomy, and reinforces the need for humanized care. Furthermore, it contributes to effective and safe healthcare assistance, highlighting the importance of reflecting on the experience of "being with others" in the educational context.pt_BR
dc.description.resumoO processo de humanização na educação profissional, especialmente na área da saúde, e a aplicabilidade da teoria humanística constituem um referencial teórico crucial para promover uma relação existencial e dialógica no processo de ensino- aprendizagem. A questão norteadora deste estudo é: como a humanização pode contribuir para a organização do trabalho pedagógico, visando uma formação discente humanizada no Curso Técnico em Enfermagem? A escola é vista como um espaço educativo que requer uma compreensão profunda da realidade dos discentes para, a partir dessa compreensão, propor e executar ações educativas que transformem a vida dos alunos, que buscam não apenas conhecimento, mas também o reconhecimento da transformação social. Assim, este estudo tem como objetivo analisar se a organização do trabalho pedagógico no Curso Técnico em Enfermagem da Escola Estadual de Ensino Técnico e Profissional Prof. Francisco da Silva Nunes (EETEPA), em Belém-PA, está alinhada com as teorias humanistas e atende às diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH). A metodologia da pesquisa é um estudo de caso, que envolve um exame profundo e detalhado de poucos objetos para permitir um conhecimento abrangente, com levantamento bibliográfico e documental. Foram aplicados questionários com perguntas fechadas e semiabertas à equipe técnica pedagógica, docentes e discentes para identificar conhecimentos, experiências, percepções, sentimentos, dificuldades e ideias sobre a concepção humanista. A análise documental do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Enfermagem (PPC) e da Política Nacional de Humanização (PNH) foi fundamental para o aprofundamento do objeto de estudo. Os resultados revelaram a necessidade de adequações na organização do trabalho pedagógico no Curso Técnico em Enfermagem. A falta de participação no processo de construção e socialização do PPC evidenciou um desconhecimento dos objetivos, metas, matriz curricular e ações previstas no processo educativo. A pesquisa enfatiza a importância do Planejamento Educacional para que o PPC reflita o modelo pedagógico com viés humanista. Apesar das evidências de uma abordagem humanista no PPC do Curso Técnico de Enfermagem na EETEPA e nas práticas pedagógicas desenvolvidas por alguns professores com o apoio dos gestores, conclui-se que a humanização na organização do trabalho pedagógico representa um desafio intrínseco à gestão escolar. A humanização influencia positivamente a identidade dos profissionais técnicos em enfermagem, promove a autonomia, e reforça a necessidade de um cuidado humanizado. Além disso, contribui para uma assistência eficaz e segura na área da saúde, ressaltando a importância de refletir sobre a vivência do "estar com o outro" no contexto educacional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by adelia pinto (adelia.pinto@ifpa.edu.br) on 2025-03-10T14:19:39Z No. of bitstreams: 2 Dissertação_AOrganizaçãoTrabalhoPedagógico.pdf: 2170416 bytes, checksum: ae38c60545280fd66e26d5202f9f94b7 (MD5) Produto_AOrganizaçãoTrabalhoPedagógico.pdf: 18584587 bytes, checksum: 2b0c71320d850691d7463c5554bcf5b0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Glauber Ribeiro (glauber.ribeiro@ifpa.edu.br) on 2025-03-18T14:50:26Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação_AOrganizaçãoTrabalhoPedagógico.pdf: 2170416 bytes, checksum: ae38c60545280fd66e26d5202f9f94b7 (MD5) Produto_AOrganizaçãoTrabalhoPedagógico.pdf: 18584587 bytes, checksum: 2b0c71320d850691d7463c5554bcf5b0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-18T14:50:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação_AOrganizaçãoTrabalhoPedagógico.pdf: 2170416 bytes, checksum: ae38c60545280fd66e26d5202f9f94b7 (MD5) Produto_AOrganizaçãoTrabalhoPedagógico.pdf: 18584587 bytes, checksum: 2b0c71320d850691d7463c5554bcf5b0 (MD5) Previous issue date: 2024-12-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós- graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Pará, campus Belémpt_BR
dc.publisher.initialsIFPApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.uriDisponível via e-mail: repositorio.belem@ifpa.edu.brpt_BR
dc.subjectHumanização da assistênciapt_BR
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectTécnico de enfermagempt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectHumanizationpt_BR
dc.subjectCourse pedagogical projectpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectTechnical nursing coursept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.titleA organização do trabalho pedagógico no curso técnico em enfermagem à luz da concepção humanista: um estudo de caso em uma escola estadual de ensino técnicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.affiliationSecretaria de Educação do Parápt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoPropriedade intelectualpt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-9394-7575pt_BR
dc.contributor.affiliationadvisor1Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses - Belém

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_AOrganizaçãoTrabalhoPedagógico.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_AOrganizaçãoTrabalhoPedagógico.pdf18,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons