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https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/584| Tipo: | Dissertação |
| Título: | A relação entre políticas e práticas pedagógicas do IFMA: campus Imperatriz na perspectiva da inclusão |
| Autor(es): | SOUSA, Verbena Vieira Ribeiro de |
| Primeiro Orientador: | LOBATO, Ana Maria Leite |
| Resumo: | A relação entre as políticas inclusivas e as práticas pedagógicas dos docentes, em sala de aula, é um tema de grande relevância para a educação. As políticas inclusivas visam garantir o acesso, a permanência e o sucesso de todos os estudantes, independentemente, de suas diferenças ou necessidades educacionais especiais. As práticas pedagógicas dos docentes, por sua vez, devem estar alinhadas com essas políticas, promovendo uma aprendizagem significativa, participativa e diversificada para todos os alunos. Nesse sentido, é importante que os docentes conheçam os princípios e as diretrizes das políticas inclusivas, bem como as estratégias e os recursos didáticos que possam favorecer a inclusão, em sala de aula. Além disso, é fundamental que os docentes tenham uma postura reflexiva, crítica e colaborativa, buscando constantemente aperfeiçoar suas práticas pedagógicas em prol da inclusão. Na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), as ações de inclusão também auxiliam na formação profissional dos docentes, possibilitando que eles desenvolvam competências pedagógicas e metodológicas para atender às necessidades educacionais dos estudantes, respeitando suas diferenças e potencialidades. Nessa intenção, a pesquisa tem como objetivo investigar como as políticas de inclusão educacional, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFMA são materializadas nas práticas pedagógicas dos docentes no Campus Imperatriz – MA. Nesse intuito, buscou-se compreender as Políticas Públicas que norteiam a educação inclusiva nacional e institucional, no âmbito da Educação Técnica e Tecnológica (ETT), bem como as práticas pedagógicas que podem contribuir para a qualidade do ensino e aprendizagem dos discentes com deficiência. Quanto aos procedimentos metodológicos a pesquisa é de natureza aplicada, seguindo o caminho da pesquisa-ação colaborativa, com abordagem qualitativa. Em relação aos objetivos do estudo é exploratória e descritiva, posto que expõe as características de um determinado fenômeno, adotando procedimentos de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Para a coleta de dados, o instrumento empregado foi um questionário semiestruturado, o registro dos diálogos mediados nas rodas de conversa e debates realizados nos Ciclos de Estudos com os docentes, onde se observou, de forma direta, as falas transcritas em relatórios. Os resultados indicaram que para que políticas de inclusão se concretizem nas práticas desenvolvidas, pelos docentes, ser necessário investir na sua formação continuada, focada na formação humana inclusiva, na perspectiva de uma práxis emancipatória e transformadora das realidades da exclusão, bem como, em políticas que assegurem, às instituições de ensino, recursos para a aquisição de tecnologia assistiva e um aparato pedagógico com material adaptado. |
| Abstract: | The relationship between inclusive policies and teachers' pedagogical practices in the classroom is a highly relevant topic for education. Inclusive policies aim to guarantee the access, permanence, and success of all students, regardless of their differences or special educational needs. Teachers' pedagogical practices, in turn, must be aligned with these policies, promoting meaningful, participatory, and diversified learning for all students. In this sense, it is important that teachers know the principles and guidelines of inclusive policies, as well as the strategies and didactic resources that can favor inclusion in the classroom. In addition, it is essential that teachers have a reflective, critical, and collaborative attitude, constantly seeking to improve their pedagogical practices in favor of inclusion. In Professional and Technological Education (EPT), inclusive actions also assist in the professional training of teachers, enabling them to develop pedagogical and methodological skills to meet the educational needs of students, respecting their differences and potentialities. In this sense, the research aims to investigate how the educational inclusion policies of the Federal Institute of Education, Science and Technology - IFMA are materialized in the pedagogical practices of teachers at the Imperatriz Campus - MA. In this endeavor, it was sought to understand the Public Policies that guide national and institutional inclusive education, within the scope of Technical and Technological Education (ETT), as well as the pedagogical practices that can contribute to the quality of teaching and learning of students with disabilities. As for the methodological procedures, the research is of an applied nature, following the path of collaborative action research, with a qualitative approach. In relation to the study objectives, it is exploratory and descriptive, since it exposes the characteristics of a given phenomenon, adopting procedures of bibliographic, documentary and field research. For data collection, the instrument used was a semi-structured questionnaire, the registration of the dialogues mediated in the conversation circles and debates carried out in the Study Cycles with the teachers, where the transcribed speeches were observed directly in reports. The results indicated that for inclusion policies to be concretized in the practices developed by teachers, it is necessary to invest in their continuing education, focused on inclusive human formation, in the perspective of an emancipatory and transformative praxis of the realities of exclusion, as well as in policies that guarantee to educational institutions resources for the acquisition of assistive technology and a pedagogical apparatus with adapted material. |
| Palavras-chave: | Política de inclusão Acessibilidade escolar Prática pedagógica inclusiva Inclusion policie School accessibility Inclusive pedagogical practice Ciclo de estudo Acessibilidade pedagógica |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará |
| Sigla da Instituição: | IFPA |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica |
| Citação: | SOUSA, Verbena Vieira Ribeiro de. A relação entre políticas e práticas pedagógicas do IFMA: campus Imperatriz na perspectiva da inclusão. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, 2024. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/584. Acesso em: -. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/584 |
| Data do documento: | 18-Abr-2024 |
| Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses - Belém |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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