Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/593
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1MAGALHÃES, Priscila Giselli Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4403223855512240pt_BR
dc.creatorNERI, Aline Macedo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1412106057295487pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-05T12:01:23Z-
dc.date.available2025-05-05T12:01:23Z-
dc.date.issued2024-03-21-
dc.identifier.citationNERI, Aline Macedo. A inserção do conteúdo dos direitos das pessoas com deficiência (PCD) no ensino médio integrado do IFPA, Campus Belém: uma proposta de formação cidadã e integral. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/593. Acesso em: --.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/593-
dc.description.abstractIt consists of promoting knowledge about the rights of people with disabilities (PwD) to students on the technical events course. The theoretical approach was based on dialectical historical materialism. The methodological procedure used was action research, with the locus of the research being the Belém campus, IFPA. To produce the data, bibliographical and documentary research was carried out into regulatory frameworks relating to the rights of people with disabilities. Semi-structured interviews were conducted with staff from the campus's Center for Assistance to People with Specific Educational Needs (NAPNE) to identify the rights guaranteed to PwD at the institution. In addition, questionnaires were applied to students on the events course in the third year of integrated high school, with the aim of finding out the profile of this public in relation to the issue. A workshop was held with the focus group in two meetings, addressing the rights of people with disabilities in the field of education. An educational product was then developed, with a total of five videos, covering the following subjects: living with diversity, inclusion and accessibility for all, all fair in inclusion, a world of opportunity for all, breaking down barriers with the law. The aim of the research is to help build an educational environment that values people with disabilities, with the theme of proposing comprehensive citizen training.en
dc.description.resumoConstitui em promover conhecimentos sobre os direitos das pessoas com deficiência (PcD), aos discentes do curso técnico de eventos. A abordagem teórica ocorreu na perspectiva do materialismo histórico dialético. O procedimento metodológico utilizado foi a pesquisa em ação, com o locus da pesquisa no campus Belém, IFPA. Para a produção dos dados realizou pesquisa bibliográfica e documental de marcos regulatórios referentes aos direitos das PcD. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os servidores do Núcleo de Atendimentos ás Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), do campus, para identificar os direitos garantidos das PcD na instituição. Além de um questionários aplicados aos discentes do curso de eventos do 3 ano do ensino médio integrado, com a finalidade de conhecer o perfil desse público com relação a temática. Foi realizado uma oficina com o grupo focal em dois encontros, com abordagem sobre os direitos dos PcD na área da educação. Então foi desenvolvido um produto educacional, com um total de cinco vídeos, abordando os seguintes assuntos: vivendo com diversidade, inclusão e acessibilidade para todos, todos justos na inclusão, um mundo de oportunidade para todos, quebrando barreiras com a lei. Com a pesquisa pretende-se cooperar na construção de um ambiente educacional que valorize as PcD com a temática de proposta da formação cidadã e integral.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by adelia pinto (adelia.pinto@ifpa.edu.br) on 2025-03-26T18:22:40Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_InserçãoConteúdoDireitos.pdf: 43142242 bytes, checksum: bb2510bc828388800c153c874b12ee26 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br) on 2025-05-05T12:01:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_InserçãoConteúdoDireitos.pdf: 43142242 bytes, checksum: bb2510bc828388800c153c874b12ee26 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-05T12:01:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_InserçãoConteúdoDireitos.pdf: 43142242 bytes, checksum: bb2510bc828388800c153c874b12ee26 (MD5) Previous issue date: 2024-03-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsIFPApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.uriDisponível via e-mail: repositorio.belem@ifpa.edu.brpt_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subjectEnsino médio integradopt_BR
dc.subjectDireito das pessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectFormação cidadã e integralpt_BR
dc.subjectProfessional and technological educationen
dc.subjectIntegrated secondary educationen
dc.subjectDisability rightsen
dc.subjectCitizen and integral educationen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA inserção do conteúdo dos direitos das pessoas com deficiência (PCD) no ensino médio integrado do IFPA, Campus Belém: uma proposta de formação cidadã e integralpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.contributor.affiliationadvisor1Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses - Belém

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_InserçãoConteúdoDireitos.pdf42,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons