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Tipo: Dissertação
Título: Promoção da saúde mental na educação profissional e tecnológica: um estudo em um Instituto Federal de Educação
Autor(es): MIRANDA, Marília Mota de
Primeiro Orientador: CAVALCANTI, Natália Conceição Silva Barros
Resumo: A saúde mental, nos últimos anos no Brasil, é um tema predominante de discussão na sociedade quando se refere a questão do adoecimento, da qualidade de vida e das políticas governamentais. A emergência em saúde pública, a qual esteve atrelada a pandemia de Covid-19, trouxe um contexto de grande insegurança com relação a saúde para o mundo e levou a reflexão sobre os cuidados em saúde de forma geral, incluindo a saúde mental em seus diversos ambientes, tais como, o escolar. Os Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica tem em suas bases epistemológicas a premissa de trabalhar na Educação Profissional e Tecnológica a formação integral dos discentes, nesta perspectiva, compreende-se a escola como um ambiente para fomento da educação e promoção da saúde mental. O presente estudo teve como objetivo investigar a percepção que os servidores vinculados ao ensino do Instituto Federal do Pará (IFPA) tem sobre as questões de saúde mental apresentadas pelos estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) e como produto educacional a criação de um curso on-line para servidores sobre educação em saúde mental com foco nos discentes do EMI. Do ponto de vista metodológico trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa de natureza aplicada que seguiu o caminho da pesquisa- participante. Participaram do estudo 54 servidores que atuam no ensino, entre Docentes e Técnicos Administrativos em Educação de 6 campi do IFPA. A coleta das informações foi feita por meio de questionário digital e os dados foram analisados no seguinte formato: quantitativamente (análise descritiva) e qualitativamente (Análise de Conteúdo). Os principais resultados apontam que os servidores percebem um aumento no processo de adoecimento mental discente do Ensino Médio Integrado após o período emergencial da pandemia de Covid-19 que afeta o cotidiano escolar. Além do sofrimento discente, revelou-se que há processos de sofrimento psíquico nos profissionais que atuam nestas demandas emergenciais referente à saúde mental. Foi identificada ainda, uma preocupação dos servidores com a própria saúde e anseio destes por atividades de desenvolvimento pessoal que estejam alinhadas com o seu dia a dia no ensino a fim de que se possam cooperar com as atuais prática de acolhimento aos discentes.
Abstract: The mental health, in recent years in Brazil, has been a usual topic of discussion in society when it comes to the send of illness, quality of life and government policies. The public health emergency, which was linked to the Covid-19 pandemic, brought a environment of great health insecurity to the world and led to reflection on health care in general,contain mental health in its various aspects. environments, such as school. The Federal Institutes of Professional and Technological Education have in their epistemological bases the premise of working in Professional and Technological Education for the kindly training of students. From this frontage, the school is understood as an environment to progress education and promotes mental health. The present study indicate to investigate the sense that employees linked to learn at the Federal Institute of Pará (IFPA) have about mental health transmit presented by Integrated High School (EMI) students and as an educational product the making of a course on -line for worker on mental health education with a focus on EMI students. From a methodological instant of view, this is a quantitative-qualitative research of an intent nature that followed the path of participant research, 54 employees who work in teaching participated in the study, including Teachers and Administrative Education Technicians from 6 IFPA campus. Data was collected using a digital questionnaire and the data was analyzed in the following format: quantitatively (descriptive analysis) and qualitatively (content analysis). The main results indicate that employees notice an increase in the method of mental illness between Integrated High School students after the emergency time of the Covid-19 pandemic that affects daily school life. In increase to student suffering, it was exposed that there are processes of psychological hardship in professionals who work in these emergency demands about mental health. It was also identified that employees were worried about their own health and their wish for personal development activities that are aligned with their everyday teaching so that they can help with the actual practices of welcoming students.
Palavras-chave: Saúde mental
Ensino
Educação em saúde
Promoção à saúde
Mental health
Teaching
Health education
Professional and technological education
Health promotion
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Sigla da Instituição: IFPA
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Citação: MIRANDA, Marília Mota de. Promoção da saúde mental na educação profissional e tecnológica: um estudo em um Instituto Federal de Educação. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/595. Acesso em: --.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/595
Data do documento: 19-Set-2024
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses - Belém

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