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https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/597| Tipo: | Monografia |
| Título: | Nona arte e o ensino de geografia: as histórias em quadrinhos como um recurso didático |
| Autor(es): | MONTEIRO, Carlos Manolo de Oliveira |
| Primeiro Orientador: | FERREIRA, Susane Gomes |
| Resumo: | As histórias em quadrinhos, popularmente chamadas de HQs, podem ser classificadas como narrativas a partir do desenho e o texto escrito como fala. As histórias em quadrinhos possuem como característica marcante a possibilidade de refletir aquilo que a sociedade está ou estava passando em determinado período. A utilização das histórias em quadrinho são uma prática que facilitaria o aprendizado por meio de uma linguagem que os alunos podem usufruir tanto em momentos direcionados em sala de aula, quanto de lazer, ou seja um processo de aprendizagem mais leve e prazeroso. Desta maneira, esse trabalho propõe o uso de histórias em quadrinhos como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do sexto ano do fundamental II, visando o ensino de Geografia Física, como a hidrografia, de uma forma menos tradicional, decorativa e conteudista. Assim, o objetivo desse trabalho gira em torno de facilitar a compreensão dos alunos da educação básica acerca de objetos do conhecimento referentes a Geografia Física, utilizando as histórias em quadrinhos, como recurso didático, contextualizando os objetos do conhecimento com as realidades dos discentes. Desta forma é vital a aproximação dos processos de ensino aprendizagem ao universo vivido e percebido, pelos alunos, para conceber um espaço geográfico mais humanitário. A partir do conceito de lugar, e do incentivo dedicado aos educandos na análise do mundo, a partir das suas realidades, geramos o conhecimento do espaço vivido, percebido e concebido em sua cotidianidade. As respostas obtidas por meio de perguntas subjetivas e a produção das histórias em quadrinhos feita pelos alunos possibilitou a compreensão dos processos geográficos que ocorrem no nosso dia a dia, fazendo com que os alunos reimaginassem o seu cotidiano, atrelando os objetos geográficos de hidrografia e dando soluções práticas para promover a conscientização e despoluição dos rios. Concluo com a afirmativa que as histórias em quadrinho são um recurso didático que podem ser utilizadas de diversas maneiras na sala de aula, pois esse recurso é algo prazeroso e torna o entendimento dos temas mais divertido, informativo e até ilustrativo. |
| Abstract: | Comic books, popularly called comics, can be classified as narratives based on the drawing and the written text as speech. Comic books have as a striking characteristic the possibility of reflecting what society is or was going through in a given period. The use of comic books is a practice that would facilitate learning through a language that students can enjoy both in targeted moments in the classroom and at leisure, in other words, a lighter and more pleasurable learning process. In this way, this work proposes the use of comic books as a didactic resource in the teaching-learning process of students in the sixth year of elementary school II, aiming to teach Physical Geography, such as hydrography, in a less traditional, decorative and content-based way. Thus, the objective of this work revolves around facilitating the understanding of basic education students about objects of knowledge relating to Physical Geography, using comic books as a teaching resource, contextualizing the objects of knowledge with the students' realities. In this way, it is vital to bring teaching-learning processes closer to the universe lived and perceived by students, to design a more humanitarian geographic space. Based on the concept of place, and the encouragement dedicated to students, in the analysis of the world, based on their realities, we generate knowledge of the space lived, perceived and conceived in their daily lives. The answers obtained through subjective questions and the production of comic books made by the students made it possible to understand the geographic processes that occur in our daily lives, making students reimagine their daily lives, linking the geographic objects of hydrography and giving practical solutions to promote awareness and clean up rivers. I conclude with the statement that comics are a teaching resource that can be used in different ways in the classroom, as this resource is something enjoyable and makes understanding the themes more fun, informative and even illustrative. |
| Palavras-chave: | Geografia-ensino Recurso didático História em quadrinho Hidrografia Teaching Geography Hydrography Didactic resource Comics |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará |
| Sigla da Instituição: | IFPA |
| Programa: | Especialização em Ensino de Geografia |
| Citação: | MONTEIRO, Carlos Manolo de Oliveira. A nona arte e o ensino de geografia: as histórias em quadrinhos como um recurso didático. 2023. Monografia (Especialização em Ensino de Geografia) — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/597. Acesso em: --. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/597 |
| Data do documento: | 11-Ago-2023 |
| Aparece nas coleções: | Monografias de Especialização - Belém |
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