Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/600
Tipo: Dissertação
Título: Primeiros socorros: desafios e necessidades dos trabalhadores da educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
Autor(es): SILVA, Carlos Alberto Sousa da
Primeiro Orientador: CARDOSO, Sérgio Ricardo Pereira
Resumo: Acidentes são comuns de acontecer no ambiente escolar havendo a necessidade de formações de professores em primeiros socorros, pois são os primeiros a estar em contato com os alunos em situações de urgência. A deficiência de conhecimento técnico-científico apropriado pode levar a procedimentos inapropriadas no atendimento de escolares vítimas de acidentes, ocasionando sequelas e podendo evoluir para óbitos. O estudo objetivou investigar em que medida os trabalhadores da educação do IFPA possuem conhecimentos e domínio em primeiros socorros. Afim de discutir quais seriam os desafios e necessidades que possuem referente aos primeiros socorros dentro do ambiente escolar. A amostra desta 135 trabalhadores da educação, com representação de todos os 18 campi e da reitoria, e das três categorias: docentes, técnicos administrativos e terceirizados. Onde pode se constatar que é real a deficiência de grande parte dos trabalhadores da educação em atuarem em situações de precisam de conhecimento e domínio em primeiros socorros, assim como o desconhecimento da Lei nº 13.722 de 2018 que trata da obrigatoriedade dos estabelecimentos de educação básica, de capacitar seus professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros socorros. A partir desses dados, foi desenvolvido um produto educacional, na forma de um curso EAD no formato de MOOC (Curso Online Aberto e Massivo), com a proposta de contribuir com na formação em primeiros socorros para esses trabalhadores da educação. O produto educacional foi validado pares/especialistas , pertencentes ao quadro do IFPA. Com essa pesquisa, pretendeu se cooperar na formação dos trabalhadores da educação no que tange situações que precisam de conhecimento em primeiros socorros e na proteção da vida no ambiente educacional.
Abstract: Accidents are common to happen in the school environment with the need for teacher training in first aid, because they are the first to be in contact with students in emergency situations. The deficiency of appropriate technical-scientific knowledge can lead to inappropriate procedures in the care of schoolchildren victims of accidents, causing sequelae and may evolve into deaths. The study aimed to investigate to what extent IFPA education workers have knowledge and mastery in first aid. In order to discuss what would be the challenges and needs they have regarding first aid within the school environment. The sample of these 135 education workers, with representation of all 18 campuses and the rectory, and the three categories: teachers, administrative technicians and outsourced. Where it can be seen that the deficiency of a large part of education workers in working in situations of need of knowledge and mastery in first aid is real, as well as the lack of knowledge of Law No. 13,722 of 2018 that deals with the obligation of basic education establishments to train their teachers and employees in the basics of first aid. From this data, an educational product was developed, in the form of an EAD course in the format of MOOC (Open and Massive Online Course), with the proposal to contribute to the training in first aid for these education workers. The educational product was validated pairs/specialists, belonging to the IFPA framework. With this research, it was intended to cooperate in the training of education workers regarding situations that need knowledge in first aid and in the protection of life in the educational environment.
Palavras-chave: Educação
Trabalhador da educação
Primeiro Socorros
Education
Education worker
First Aid
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Sigla da Instituição: IFPA
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Citação: SILVA, Carlos Alberto Sousa da. Primeiros socorros: desafios e necessidades dos trabalhadores da educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/600. Acesso em: --.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/600
Data do documento: 24-Jun-2024
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses - Belém

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_PrimeirosSocorrosDesafios.pdf4,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons