Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/601
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1CAVALCANTI, Natália Conceição Silva Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2204453352337696pt_BR
dc.creatorMOURA, Andrea Larisse Castro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3128315829751054pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-05T13:50:25Z-
dc.date.available2025-05-05T13:50:25Z-
dc.date.issued2024-06-
dc.identifier.citationMOURA, Andrea Larisse Castro. Uma analise afrofuturista: a trajetória criativa, inovadora e inclusiva de uma educadora das relações étnico raciais no Campus Belém do IFPA. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/601. Acesso em: --.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/601-
dc.description.abstractThis dissertation was constructed through the technical professional master's program of the Federal Institute of Pará (PROFEPT/ IFPA), aims to unveil the reports about the teaching trajectory of Master Helena do Socorro Campos da Rocha and her innovative use of Afrofuturism in education within the process of teacher training at the Federal Institute of Pará campus Belém (IFPA). Methodologically, the study was based on reports on the construction of educational Afrofuturism in IFPA, through its experiences in the classroom, involving central themes such as Afrofuturism in Education, the creation of NEAB/IFPA, Pretagogy, Eshu's Pedagogy and Cartodiversity. The analysis of this trajectory was based on reports collected in a structured interview provided by the professor, in addition to her publications and indications for the creation of the theoretical basis used here, which made it possible to better know the remarkable facts of her trajectory, since her arrival at IFPA as a Technician in Educational Affairs, his participation in the construction of the Center for Afro-Brazilian Studies (NEAB/IFPA) and the development of creative and innovative methodologies in the classroom allied to educational Afrofuturism, helping to understand the importance of an education focused on ethnic-racial teaching in the institution, through new educational technologies, created in partnership with its students within the institution itself. For the analysis of these reports, Discursive Textual Analysis (DTA) was used, in order to capture new perspectives and meanings for the discursive construction in question. As a result, it was perceived through these reports that his teaching trajectory serves as an inspiration to new researchers engaged in the anti-racist struggle, considering playfulness as an active way to teach the true stories of African peoples, including their struggles, resistances and achievements inside and outside the African continent, serving as support for reflections on the future possibility of applying new ludic techniques to the other campuses of the institution, and in the same way, to all institutions that also recognize racism as a structural problem in our country.en
dc.description.resumoEsta dissertação foi construída por meio do programa de mestrado profissional técnico do Instituto Federal do Pará (PROFEPT/ IFPA), tem como objetivo descortinar os relatos acerca da trajetória docente da Mestre Helena do Socorro Campos da Rocha e sua utilização inovadora do afrofuturismo na educação dentro do processo de formação de professores no Instituto Federal do Pará campus Belém (IFPA). Metodologicamente, o estudo baseou-se em relatos sobre a construção do afrofuturismo educacional no IFPA, através de suas experiências vivenciadas em sala de aula, envolvendo temas centrais como o Afrofuturismo na Educação, a criação do NEAB/IFPA, a Pretagogia, a Pedagogia de Exu e a Cartodiversidade. A análise dessa trajetória teve como fundamento, um encontro presencial rico em informações, relatos coletados posteriormente em um questionário estruturado respondido pela professora, além de suas publicações e indicações para a criação da base teórica aqui utilizada, possibilitando conhecer melhor os fatos marcantes de sua trajetória, desde a chegada ao IFPA como Técnica em Assuntos Educacionais, sua participação na construção do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (NEAB/IFPA) e o desenvolvimento de metodologias criativas e inovadoras em sala de aula aliadas ao afrofuturismo educacional, ajudando a compreensão sobre a importância de uma educação voltada ao ensino étnico racial na instituição, por intermédio de novas tecnologias educacionais, criadas em parceria com seus discentes dentro da própria instituição. Para a análise desses relatos, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD), com o intuito de captar novos olhares e significados para a construção discursiva em questão. Como resultado, percebeu-se através desses relatos que sua trajetória docente, serve de inspiração a novos pesquisadores engajados na luta antirracista, considerando a ludicidade como forma ativa de ensinar as verdadeiras histórias dos povos africanos, incluindo suas lutas, resistências e conquistas dentro e fora do continente africano, servindo de apoio para reflexões sobre a possibilidade futura da aplicação de novas técnicas lúdicas aos demais campus da instituição, e da mesma forma, a todas as instituições que também reconhecem o racismo como problema estrutural no nosso País.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by adelia pinto (adelia.pinto@ifpa.edu.br) on 2025-04-23T17:07:39Z No. of bitstreams: 2 Dissertação_AnáliseAfrofuturistaTrajetória.pdf: 15346697 bytes, checksum: 8da5c9fb84d2e743776d8f6ade707006 (MD5) Produto_AnáliseAfrofuturistaTrajetória.pdf: 4355103 bytes, checksum: 2c8dbf9e704c648d99e321361df781f1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br) on 2025-05-05T13:50:25Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação_AnáliseAfrofuturistaTrajetória.pdf: 15346697 bytes, checksum: 8da5c9fb84d2e743776d8f6ade707006 (MD5) Produto_AnáliseAfrofuturistaTrajetória.pdf: 4355103 bytes, checksum: 2c8dbf9e704c648d99e321361df781f1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-05T13:50:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação_AnáliseAfrofuturistaTrajetória.pdf: 15346697 bytes, checksum: 8da5c9fb84d2e743776d8f6ade707006 (MD5) Produto_AnáliseAfrofuturistaTrajetória.pdf: 4355103 bytes, checksum: 2c8dbf9e704c648d99e321361df781f1 (MD5) Previous issue date: 2024-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsIFPApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.uriDisponível via e-mail: repositorio.belem@ifpa.edu.brpt_BR
dc.subjectAfrofuturismo educacionalpt_BR
dc.subjectTrajetória profissionalpt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectEducational afrofuturismen
dc.subjectProfessional careeren
dc.subjectInnovationen
dc.subjectCreativityen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleUma analise afrofuturista: a trajetória criativa, inovadora e inclusiva de uma educadora das relações étnico raciais no Campus Belém do IFPApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-4678-2779pt_BR
dc.contributor.affiliationadvisor1Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações e Teses - Belém

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação_AnáliseAfrofuturistaTrajetória.pdf14,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_AnáliseAfrofuturistaTrajetória.pdf4,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons