Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/606
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPAIVA, Rafael da Silva-
dc.creatorFRANCO, José Luiz de Moraes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6573610493304474pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4454681556353335pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-05T14:40:25Z-
dc.date.available2025-05-05T14:40:25Z-
dc.date.issued2025-01-
dc.identifier.citationPAIVA, Rafael da Silva; FRANCO, José Luis de Morais. O acesso e permanência de negros na pós-graduação na Universidade Federal do Pará campus Belém. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 1356–1367, 2025. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/606. Acesso em: ---pt_BR
dc.citation.volume11pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage1356pt_BR
dc.citation.epage1367pt_BR
dc.identifier.doiDOI: https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17450pt_BR
dc.identifier.issnISSN: 2675-3375pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/606-
dc.description.abstractThis article analyzes the access and retention of individuals in graduate studies at UFPA at the master's and doctoral level of both sexes belonging to the ethnic-racial group classified as black. Methodologically, we chose to apply a questionnaire made using Google Forms and then the results were analyzed. The data reveal that the path to entering graduate school was full of challenges, but overcome with perseverance, 40%. Regarding the main challenges they encounter along the path of graduate studies, it is possible to note that the financial difficulty in paying for studies. In addition, insecurity regarding the choice of an academic career was a point highlighted by the interviewees. It is clear that the lack of guidance and the conciliation with work and studies say a lot about the lack of educational policies that allow students to remain. Therefore, it is essential to expand educational policies that allow black students to remain in graduate studies at UFPA.en
dc.description.resumoEste artigo analisa o acesso e a permanência de indivíduos da pós-graduação na UFPA a nível de mestrado e doutorado acadêmico de ambos os sexos pertencentes ao grupo étnico-racial classificado como negros. Metodologicamente optou-se pela aplicação de um questionário feito pelo Google Forms e depois os resultados foram analisados. Os dados revelam que a trajetória até o ingresso na pós-graduação 40% responderam ser repleta de desafios, mas superados com perseverança. Em relação aos principais desafios que encontram ao longo do caminho da pós-graduação é possível notar que a dificuldade financeira para custear os estudos. Além disso, a insegurança quanto a escolha da carreira acadêmica foi um ponto de destaque pelos entrevistados. É evidente que a falta de orientação e a conciliação com o trabalho e os estudos dizem muito sobre a falta de políticas educacionais que possibilitam a permanência de estudantes. Por tato é fundamental a ampliação de políticas educacionais que possibilitem a permanência de estudantes negros na pós-graduação na UFPA.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by adelia pinto (adelia.pinto@ifpa.edu.br) on 2025-04-09T15:17:01Z No. of bitstreams: 1 Artigo_AcessoPermanênciaNegros.pdf: 422706 bytes, checksum: 421b8f135b75bfe68ba04f49bcb90c7f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br) on 2025-05-05T14:40:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo_AcessoPermanênciaNegros.pdf: 422706 bytes, checksum: 421b8f135b75bfe68ba04f49bcb90c7f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-05T14:40:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo_AcessoPermanênciaNegros.pdf: 422706 bytes, checksum: 421b8f135b75bfe68ba04f49bcb90c7f (MD5) Previous issue date: 2025-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherArche Editorapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.uriDisponível via e-mail: repositorio.belem@ifpa.edu.brpt_BR
dc.subjectPolítica de permanênciapt_BR
dc.subjectDesigualdade educacionalpt_BR
dc.subjectInclusão racialpt_BR
dc.subjectRetention policieen
dc.subjectEducational inequalityen
dc.subjectRacial inclusionen
dc.subjectPolítica de permanênciapt_BR
dc.subjectDesigualdad educativapt_BR
dc.subjectInclusión racialpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleO acesso e permanência de negros na pós-graduação na Universidade Federal do Pará campus Belémpt_BR
dc.title.alternativeAccess and permanence of black people in postgraduate courses at the Federal University of Pará, Belém campusen
dc.title.alternativeAcceso y permanencia de negros en el posgrado de la Universidad Federal de Pará campus Belémpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-6016-5198pt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
Aparece nas coleções:Artigos Publicados - Belém

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_AcessoPermanênciaNegros.pdf412,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons