Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/610Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | MATOS, Wesley Santos de | - |
| dc.creator | EUGENIO, Benedito Gonçalves | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3717524488459494 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1274035318009124 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-07-11T11:56:52Z | - |
| dc.date.available | 2025-07-11T11:56:52Z | - |
| dc.date.issued | 2018-04 | - |
| dc.identifier.citation | MATOS, Wesley Santos de; EUGENIO, Benedito Gonçalves. Diversidade cultural no livro didático utilizado em uma escola quilombola. Revista Brasileira de Educação Básica, Belo Horizonte, v. 3, n. 8, p. 1-5, abr./jun. 2018. Disponível em:https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/610. Acesso em: | pt_BR |
| dc.citation.volume | 3 | pt_BR |
| dc.citation.issue | 8 | pt_BR |
| dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
| dc.citation.epage | 5 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/610 | - |
| dc.description.resumo | O livro didático desempenha papel importante no currículo da escola brasileira, conforme demonstram diferentes estudos. Por isso o seu estudo é fundamental para compreendermos como determinadas temáticas são abordadas, pois isso interfere diretamente no processo de reconhecimento dos estudantes. Neste artigo, fruto de uma pesquisa acerca do processo de reconhecimento das crianças como quilombolas, tecemos uma discussão acerca da diversidade cultural presente nos materiais curriculares, mais especificamente no livro didático empregado em uma escola quilombola localizada na área rural do município de Wenceslau Guimarães (BA), chamada Escola Quilombola Caminho da Boa Esperança. Os resultados apontam para as dificuldades presentes na abordagem da diversidade cultural. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by stephanie menezes (stephanie.menezes@ifpa.edu.br) on 2025-06-11T17:38:45Z No. of bitstreams: 1 Artigo_DiversidadeCulturalLivro.pdf: 402458 bytes, checksum: 8aecc6357e982b20f4b6ef2c61c8e231 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br) on 2025-07-11T11:56:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo_DiversidadeCulturalLivro.pdf: 402458 bytes, checksum: 8aecc6357e982b20f4b6ef2c61c8e231 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-11T11:56:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo_DiversidadeCulturalLivro.pdf: 402458 bytes, checksum: 8aecc6357e982b20f4b6ef2c61c8e231 (MD5) Previous issue date: 2018-04 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
| dc.relation.ispartof | Revista brasileira de educação básica | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.source | Disponível via email: repositorio.paragominas@ifpa.edu.br | pt_BR |
| dc.subject | Livro didático | pt_BR |
| dc.subject | Diversidade cultural | pt_BR |
| dc.subject | Anos iniciais | pt_BR |
| dc.subject | Escola quilombola | pt_BR |
| dc.subject | Hétérogénéité discursive | - |
| dc.subject | Interdiscourse | - |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.title | Diversidade cultural no livro didático utilizado em uma escola quilombola | pt_BR |
| dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
| dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0002-0889-1261 | pt_BR |
| dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0002-5781-764X | pt_BR |
| dc.description.affiliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará | pt_BR |
| dc.description.affiliation | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Artigos publicados - Paragominas | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo_DiversidadeCulturalLivro.pdf | 393,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
