Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/610
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorMATOS, Wesley Santos de-
dc.creatorEUGENIO, Benedito Gonçalves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3717524488459494pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1274035318009124pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-11T11:56:52Z-
dc.date.available2025-07-11T11:56:52Z-
dc.date.issued2018-04-
dc.identifier.citationMATOS, Wesley Santos de; EUGENIO, Benedito Gonçalves. Diversidade cultural no livro didático utilizado em uma escola quilombola. Revista Brasileira de Educação Básica, Belo Horizonte, v. 3, n. 8, p. 1-5, abr./jun. 2018. Disponível em:https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/610. Acesso em:pt_BR
dc.citation.volume3pt_BR
dc.citation.issue8pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage5pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/610-
dc.description.resumoO livro didático desempenha papel importante no currículo da escola brasileira, conforme demonstram diferentes estudos. Por isso o seu estudo é fundamental para compreendermos como determinadas temáticas são abordadas, pois isso interfere diretamente no processo de reconhecimento dos estudantes. Neste artigo, fruto de uma pesquisa acerca do processo de reconhecimento das crianças como quilombolas, tecemos uma discussão acerca da diversidade cultural presente nos materiais curriculares, mais especificamente no livro didático empregado em uma escola quilombola localizada na área rural do município de Wenceslau Guimarães (BA), chamada Escola Quilombola Caminho da Boa Esperança. Os resultados apontam para as dificuldades presentes na abordagem da diversidade cultural.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by stephanie menezes (stephanie.menezes@ifpa.edu.br) on 2025-06-11T17:38:45Z No. of bitstreams: 1 Artigo_DiversidadeCulturalLivro.pdf: 402458 bytes, checksum: 8aecc6357e982b20f4b6ef2c61c8e231 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br) on 2025-07-11T11:56:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo_DiversidadeCulturalLivro.pdf: 402458 bytes, checksum: 8aecc6357e982b20f4b6ef2c61c8e231 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-07-11T11:56:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo_DiversidadeCulturalLivro.pdf: 402458 bytes, checksum: 8aecc6357e982b20f4b6ef2c61c8e231 (MD5) Previous issue date: 2018-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de educação básicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourceDisponível via email: repositorio.paragominas@ifpa.edu.brpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectEscola quilombolapt_BR
dc.subjectHétérogénéité discursive-
dc.subjectInterdiscourse-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDiversidade cultural no livro didático utilizado em uma escola quilombolapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-0889-1261pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-5781-764Xpt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.description.affiliationUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahiapt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos publicados - Paragominas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_DiversidadeCulturalLivro.pdf393,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons