Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/205
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Educação ambiental e agroecologia: um ensaio de formação para o entrelaçar de saberes ambientais nas escolas rurais
Autor(es): SANTOS, Suellen Lemes Freire
SOUSA, Romier da Paixão
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de um ensaio de formação em educação ambiental com enfoque agroecológico aplicado ao espaço escolar a partir da comunidade local, visando a construção das escolas do campo. O caminho metodológico para o atendimento do objetivo deste artigo iniciou com a pesquisa bibliográfica e exploratória, seguindo pela pesquisa de campo. Como resultados, foi observado que a proximidade e interação entre a instituição de formação profissional e tecnológica, as escolas rurais e a comunidade local possibilita novos olhares e significados para o espaço rural, como também, dinamiza o fazer pedagógico a partir dos diálogos e das práticas de campo.
Abstract: This paper aims to present the results of a training in environmental education with an agroecological approach applied to the school space from the local community, aiming the construction of rural schools. The methodological path to the fulfillment of the objective of this article began with the bibliographical and exploratory research, followed by the field research. As a result, it was observed that the proximity and interaction between the vocational and technological training institution, the rural schools and the local community makes possible new looks and meanings for the rural area, as well as dynamizing the pedagogical practice based on dialogues and practices of field.
Palavras-chave: Educação do campo
Ensino fundamental
Diálogo de saber
Field education
Elementary education
Dialogue of knowledge
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Barlavento
Citação: SANTOS, Suellen Lemes Freire; SOUSA, Romier da Paixão. Educação ambiental e agroecologia: um ensaio de formação para o entrelaçar de saberes ambientais nas escolas rurais. In: SEABRA, Giovanni. Terra – políticas públicas e cidadania. Ituiutaba: Barlavento, 2019. 990-1001. Disponível em:
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/205
Data do documento: Ago-2020
Aparece nas coleções:Capítulos de livros - Castanhal

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons