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Tipo: Dissertação
Título: A relevância da formação ética na educação profissional e tecnológica nos cursos de ensino médio integrado do IFPA Campus Belém
Autor(es): FERREIRA, Willi Jansen
Primeiro Orientador: BENTES, Haroldo de Vasconcelos
Resumo: Este artigo de mestrado profissional do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) tem como objetivo discutir a relevância da formação ética como parte integrante da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos cursos técnicos de Ensino Médio Integrado (EMI) do Campus Belém do Instituto Federal do Pará (IFPA), e se vincula à linha de pesquisa: práticas educativas em educação profissional e tecnológica. Considera ainda o que é formação ética, sua previsão nas leis educacionais e em outros documentos, e como a formação tem sido ofertada no referido Campus. Discute ainda as interfaces da ética com as dimensões da responsabilidade individual e coletiva no âmbito das práticas profissionais e da cidadania. Trata-se de um estudo teórico que se valeu de entrevistas com os docentes e questionários aos alunos. A práxis pedagógica referente à formação ética é construída no recorte de três cursos concluintes do EMI: mecânica, telecomunicações e eletrônica. As análises e discussões foram construídas com base no diálogo teórico com Aristóteles e Kant e os estudos de pesquisadores brasileiros como Pedro Goergen, Maria Menin et al . Destacam-se ainda, Marise Ramos e Demerval Saviani, ambos teóricos da EPT. Elaborou-se a problematização: quais são as bases curriculares que ancoram a formação ética do EMI nos cursos do IFPA Campus Belém? Partiu-se da hipótese de que a comunidade acadêmica estaria inclinada a considerar o valor da formação ética se esta estiver voltada para a cidadania e a atuação profissional. Assim, constatou-se na pesquisa, pois, a razão de ser de tal formação se daria na construção das bases da cidadania e do trabalho permitindo uma boa atuação profissional, e que tal formação ética implica em significativa atividade letiva de caráter discursivo reflexivo que possibilita a participação consciente e transformadora da sociedade. As considerações finais apontam para o fato de que tal formação é urgente e necessária e que a mesma deve ser a principal finalidade da educação. Por fim nosso produto educacional são sequências didáticas interativas, pois tais se adequam à natureza mesma da ética e da filosofia no que se refere às discussões de ordem crítica e reflexiva.
Abstract: This professional master's article from the Graduate Program in Professional and Technological Education (PROFEPT) aims to discuss the relevance of ethical training as an integral part of Professional and Technological Education (EPT) in the technical cour ses of Integrated High School (EMI) of the Belém Campus of the Federal Institute of Pará (IFPA), and is linked to the line of research: educational practices in professional and technological education. It also considers what ethical training is, its provi sion in educational laws and other documents, and how training has been offered at that Campus. It also discusses the interfaces between ethics and the dimensions of individual and collective responsibility within the scope of professional practices and ci tizenship. This is a theoretical study that used interviews with teachers and questionnaires to students. The pedagogical praxis related to ethical training is built on the outline of three EMI concluding courses: mechanics, telecommunications and electron ics. The analyzes and discussions were built based on the theoretical dialogue with Aristotle and Kant and the studies of Brazilian researchers such as Pedro Goergen, Maria Menin et al. Also noteworthy are Marise Ramos and Demerval Saviani, both theorists of EPT. The problematization was elaborated: what are the curricular bases that anchor the ethical training of EMI in the courses of the IFPA Campus Belém? We started from the hypothesis that the academic community would be inclined to consider the value o f ethical training if it is focused on citizenship and professional performance. Thus, it was found in the research, because the raison d'être of such training would occur in the construction of the bases of citizenship and work, allowing a good profession al performance, and that such ethical training implies a significant teaching activity of a discursive reflective character. that enables the conscious and transforming participation of society. Final considerations point to the fact that such training is urgent and necessary and that it must be the main purpose of education. Finally, our educational product are interactive didactic sequences, as these are adapted to the very nature of ethics and philosophy with regard to critical and reflective discussions
Palavras-chave: Ética
Educação profissional
Ensino médio integrado
Ethic
Professional education
Integrated high school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::ETICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Sigla da Instituição: IFPA
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Citação: FERREIRA, Willi Jansen. A relevância da formação ética na educação profissional e tecnológica nos cursos de ensino médio integrado do IFPA Campus Belém. Orientador: Haroldo de Vasconcelos Bentes. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Belém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/244. Acesso em: .
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/244
Data do documento: 30-Jul-2020
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