Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/251
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1GOMES, Laércio Gouvêa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5907468972539239pt_BR
dc.creatorGOMES JUNIOR, Manoel Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4675214618180429pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-28T12:43:42Z-
dc.date.available2022-09-28T12:43:42Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationGOMES JUNIOR, Manoel Rodrigues. Concreto com resíduos de pneus para aplicação em meio fio. Orientador: Laércio Gouvêa Gomes. 2020. 79 f. Dissertação (Mestrado profissional em engenharia de materiais) - Instituto Campus Belém, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Belém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/251. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/251-
dc.description.abstractThe tires discarded after use is one of the main environmental and public health problems of today, has a long time to decompose, constitute large volumes and function as water storage points, promoting the proliferation of vectors of diseases in humans. The tire retreading industry has been standing out on the world stage as one of the alternatives to minimize this environmental liability, prolonging the life of tires and acting as an alternative for reusing materials, however, the volume of waste generated in the process is still much environmentally questioned. In this sense, the present work aims to produce concrete with tire residues from the retreading process for application in drainage element (curb) partially replacing the kid's aggregate (5% and 7%) tire residues. Experimental procedures were performed as a physical characterization of the residues and materials that make up the concrete produced; axial compression and traction in flexion. The results show that the best composition to be used is with 5% of residues, because its resistance to axial compression (22.72 MPa) and traction in flexion (4.81 MPa) presented better results. Even so, all the compositions analyzed will decrease the mechanical resistances proportionally will decrease the amount of residual material contained in the concrete, such as the sample with 7% of the incorporation of tire residues that showed an improvement in tenacity to the Fracture. It can be concluded that the use of retreading residues for the production of prefabricated elements of non-structural concrete is technically and environmentally friendly, and other applications of this technology are possible in the production of similar parts.en
dc.description.resumoOs pneus descartados após sua utilização é um dos principais problemas ambientais e de saúde pública da atualidade, tem um longo tempo para se decompor, constituem grandes volumes e funcionam como pontos de armazenamento de água, promovendo a proliferação de vetores de doenças nos humanos. A indústria de recauchutagem de pneus vem se destacando no cenário mundial como uma das alternativas para minimizar este passivo ambiental, prolongando a vida útil dos pneus e atuando como uma alternativa de reaproveitamento de materiais, entretanto, o volume de resíduos gerados no processo ainda é muito questionado ambientalmente. Neste sentido, o presente trabalho visa produzir concreto com resíduos de pneus do processo de recauchutagem para aplicação em elemento de drenagem (meio-fio) substituindo parcialmente em massa o agregado miúdo (5% e 7%) por resíduos de pneus. Foram realizados procedimentos experimentais como caracterização física dos resíduos e materiais que compõem o concreto produzido; ensaios físicos e mecânicos de compressão axial e tração na flexão. Os resultados mostram que a melhor composição a ser utilizada é com 5% de resíduos, pois sua resistência à compressão axial (22,72 MPa) e tração na flexão (4,81 MPa) apresentou melhores resultados. Mesmo assim, todas as composições analisadas as resistências mecânicas decrescerão proporcionalmente a quantidade de material residual contido no concreto, como o a amostra com 7% de incorporação de resíduos de pneus que apresentou melhora na tenacidade à fratura. Pode-se concluir que o uso dos resíduos de recauchutagem para a produção de elementos pré-fabricados de concreto não estrutural é viável tecnicamente e ambientalmente correto, sendo possível outras aplicações desta tecnologia na produção de peças semelhantes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by adelia pinto (adelia.pinto@ifpa.edu.br) on 2022-09-09T19:26:04Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_concretocomresiduosdepneus.pdf: 2241347 bytes, checksum: e413ac279b3bea48daa2e6af3770f081 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br), reason: Licença on 2022-09-12T14:52:41Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by adelia pinto (adelia.pinto@ifpa.edu.br) on 2022-09-12T19:24:24Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_ConcretocomResiduosdePneus.pdf: 2241347 bytes, checksum: e413ac279b3bea48daa2e6af3770f081 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br), reason: Rever Licença on 2022-09-14T13:30:47Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by adelia pinto (adelia.pinto@ifpa.edu.br) on 2022-09-21T15:21:11Z No. of bitstreams: 2 Dissertação_ConcretocomResiduosdePneus.pdf: 2241347 bytes, checksum: e413ac279b3bea48daa2e6af3770f081 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br) on 2022-09-28T12:43:42Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação_ConcretocomResiduosdePneus.pdf: 2241347 bytes, checksum: e413ac279b3bea48daa2e6af3770f081 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-28T12:43:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação_ConcretocomResiduosdePneus.pdf: 2241347 bytes, checksum: e413ac279b3bea48daa2e6af3770f081 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Materiaispt_BR
dc.publisher.initialsIFPApt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.source.urihttps://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8768448pt_BR
dc.subjectMeio fiopt_BR
dc.subjectRecauchutagem de pneupt_BR
dc.subjectConcretopt_BR
dc.subjectCurben
dc.subjectRetread tireen
dc.subjectConcreteen
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICApt_BR
dc.titleConcreto com resíduos de pneus para aplicação em meio fiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-6272-7262pt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.subject.linhadepesquisaMateriais metálicospt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoCaracterização, processamento e aplicação de materiaispt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-8474-0748pt_BR
dc.contributor.affiliationadvisor1Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses - Belém

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ConcretoResiduosPneus.pdf2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons