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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Concreto com resíduos de pneus para aplicação em meio fio
metadata.dc.creator: GOMES JUNIOR, Manoel Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: GOMES, Laércio Gouvêa
metadata.dc.description.resumo: Os pneus descartados após sua utilização é um dos principais problemas ambientais e de saúde pública da atualidade, tem um longo tempo para se decompor, constituem grandes volumes e funcionam como pontos de armazenamento de água, promovendo a proliferação de vetores de doenças nos humanos. A indústria de recauchutagem de pneus vem se destacando no cenário mundial como uma das alternativas para minimizar este passivo ambiental, prolongando a vida útil dos pneus e atuando como uma alternativa de reaproveitamento de materiais, entretanto, o volume de resíduos gerados no processo ainda é muito questionado ambientalmente. Neste sentido, o presente trabalho visa produzir concreto com resíduos de pneus do processo de recauchutagem para aplicação em elemento de drenagem (meio-fio) substituindo parcialmente em massa o agregado miúdo (5% e 7%) por resíduos de pneus. Foram realizados procedimentos experimentais como caracterização física dos resíduos e materiais que compõem o concreto produzido; ensaios físicos e mecânicos de compressão axial e tração na flexão. Os resultados mostram que a melhor composição a ser utilizada é com 5% de resíduos, pois sua resistência à compressão axial (22,72 MPa) e tração na flexão (4,81 MPa) apresentou melhores resultados. Mesmo assim, todas as composições analisadas as resistências mecânicas decrescerão proporcionalmente a quantidade de material residual contido no concreto, como o a amostra com 7% de incorporação de resíduos de pneus que apresentou melhora na tenacidade à fratura. Pode-se concluir que o uso dos resíduos de recauchutagem para a produção de elementos pré-fabricados de concreto não estrutural é viável tecnicamente e ambientalmente correto, sendo possível outras aplicações desta tecnologia na produção de peças semelhantes.
Abstract: The tires discarded after use is one of the main environmental and public health problems of today, has a long time to decompose, constitute large volumes and function as water storage points, promoting the proliferation of vectors of diseases in humans. The tire retreading industry has been standing out on the world stage as one of the alternatives to minimize this environmental liability, prolonging the life of tires and acting as an alternative for reusing materials, however, the volume of waste generated in the process is still much environmentally questioned. In this sense, the present work aims to produce concrete with tire residues from the retreading process for application in drainage element (curb) partially replacing the kid's aggregate (5% and 7%) tire residues. Experimental procedures were performed as a physical characterization of the residues and materials that make up the concrete produced; axial compression and traction in flexion. The results show that the best composition to be used is with 5% of residues, because its resistance to axial compression (22.72 MPa) and traction in flexion (4.81 MPa) presented better results. Even so, all the compositions analyzed will decrease the mechanical resistances proportionally will decrease the amount of residual material contained in the concrete, such as the sample with 7% of the incorporation of tire residues that showed an improvement in tenacity to the Fracture. It can be concluded that the use of retreading residues for the production of prefabricated elements of non-structural concrete is technically and environmentally friendly, and other applications of this technology are possible in the production of similar parts.
Keywords: Meio fio
Recauchutagem de pneu
Concreto
Curb
Retread tire
Concrete
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
metadata.dc.publisher.initials: IFPA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais
Citation: GOMES JUNIOR, Manoel Rodrigues. Concreto com resíduos de pneus para aplicação em meio fio. Orientador: Laércio Gouvêa Gomes. 2020. 79 f. Dissertação (Mestrado profissional em engenharia de materiais) - Instituto Campus Belém, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Belém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/251. Acesso em:.
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/251
Issue Date: 2020
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