Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/256
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A construção da identidade de professores do campo: um novo passo rumo à valorização da cultura camponesa
Autor(es): NEVES, Miranilde Oliveira
Resumo: Este artigo visa demonstrar contribuições pedagógicas que o professor do campo tem recebido durante o processo de formação, por meio do projeto Procampo – Curso de Licenciatura em Educação do Campo, especificamente na Amazônia, no Brasil, o qual é organizado por várias Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras. Com este estudo, o leitor entenderá que há uma nova forma de trabalhar prática e teoria em um curso acadêmico: a pedagogia da alternância, a qual é composta por duas partes: Tempo Acadêmico e Tempo Comunidade e possui oito temas norteadores – todos relacionados ao espaço socioambiental no qual vivem os professores do campo. Neste artigo haverá destaque para o primeiro tema estudado: História de Vida e Construção de Saberes. A fundamentação teórica está baseada especialmente em Arroyo (2000), Arroyo, Caldart e Molina (2009), Caldart (2010) e Peres (2011).
Palavras-chave: Professor do campo
Pedagogia da alternância
Identidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Portugal
Instituição: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Citação: NEVES, Miranilde Oliveira. A construção da identidade de professores do campo: um novo passo rumo à valorização da cultura camponesa. Revista Portuguesa de Pedagogia, Coimbra, v.46, n.2, p.173-188, 2012. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/256. Acesso em:
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-2
URI: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/256
Data do documento: 29-Jan-2014
Aparece nas coleções:Artigos publicados - Castanhal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_ConstruçãoIdentidadeProfessores.pdf99,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons