Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/256
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: A construção da identidade de professores do campo: um novo passo rumo à valorização da cultura camponesa
metadata.dc.creator: NEVES, Miranilde Oliveira
metadata.dc.description.resumo: Este artigo visa demonstrar contribuições pedagógicas que o professor do campo tem recebido durante o processo de formação, por meio do projeto Procampo – Curso de Licenciatura em Educação do Campo, especificamente na Amazônia, no Brasil, o qual é organizado por várias Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras. Com este estudo, o leitor entenderá que há uma nova forma de trabalhar prática e teoria em um curso acadêmico: a pedagogia da alternância, a qual é composta por duas partes: Tempo Acadêmico e Tempo Comunidade e possui oito temas norteadores – todos relacionados ao espaço socioambiental no qual vivem os professores do campo. Neste artigo haverá destaque para o primeiro tema estudado: História de Vida e Construção de Saberes. A fundamentação teórica está baseada especialmente em Arroyo (2000), Arroyo, Caldart e Molina (2009), Caldart (2010) e Peres (2011).
Keywords: Professor do campo
Pedagogia da alternância
Identidade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Portugal
Publisher: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Citation: NEVES, Miranilde Oliveira. A construção da identidade de professores do campo: um novo passo rumo à valorização da cultura camponesa. Revista Portuguesa de Pedagogia, Coimbra, v.46, n.2, p.173-188, 2012. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/256. Acesso em:
metadata.dc.rights: Acesso aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-2
URI: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/256
Issue Date: 29-Jan-2014
Appears in Collections:Artigos publicados - Castanhal

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_ConstruçãoIdentidadeProfessores.pdf99,7 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons