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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMAGALHÃES, Claudia do Socorro Azevedo-
dc.creatorNEVES, Miranilde Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1688821164850251pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1925579730007629pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-19T13:19:30Z-
dc.date.available2022-10-19T13:19:30Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Claudia do Socorro Azevedo; NEVES, Miranilde Oliveira. Formação docente e inclusão do estudante surdo em escolas do campo. In: MENEZES, Graziela Ninck Dias; NUNEZ, Joana Maria Leôncio (org.). Docência em contextos de diversidade. Curitiba: Brazil Publishing, 2021. p. 748-762. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/349. Acesso em:.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage748pt_BR
dc.citation.epage762pt_BR
dc.identifier.isbn9786558614883pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/349-
dc.description.resumoO desenvolvimento da formação docente do campo sempre exigiu planejamento e valorização desse contexto tão diverso, rico, mas que demanda atenção para as especificidades. Quando acrescentamos inclusão e surdez, percebemos um desafio bem maior. O objetivo deste trabalho é discutir o processo de inclusão, em especial, do estudante surdo, a partir da formação de docentes que se encontram a trabalhar no campo. Para tanto, foi necessário buscar amparo em Arroyo (2019), Caldart (2009), Caldart et al. (2012), Skliar (1997, 2005), Skliar e Lunardi (2000), Quadros (2005, 2008), Hage (2014). Além de analisar a Legislação de Políticas Públicas da Educação do Campo, a instauração da Lei 9.394/96 – por representar o aporte que sustenta as bases e diretrizes da educação brasileira, o Decreto 7.352/2010 por propor a política de educação do campo, além do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Pronera; a Lei 13.146/2015 – por ser a Lei Brasileira de Inclusão; a Lei 10.436/2002 que legalizou a Língua Brasileira de Sinais como comunicação e expressão dos surdos, e o Decreto 5.626/2005, por defender a inclusão da Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores. Percebeu-se que tais ações, favoreceram perspectivas mais inclusivas no campo e nos demais âmbitos da educação brasileira.pt_BR
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherBrazil Publishingpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.ispartofDocência em contextos de diversidadept_BR
dc.relation.ispartofseriesColetânea Profissão Docente na Educação Básicapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação básica – diversidadept_BR
dc.subjectProfessor – formaçãopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.subjectEstudante - surdopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleFormação docente e inclusão do estudante surdo em escolas do campopt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-5498-432Xpt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-4247-3060pt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.contributor.organizerMENEZES, Graziela Ninck Dias-
dc.contributor.organizerNUNEZ, Joana Maria Leôncio-
Aparece nas coleções:Capítulos de livros - Castanhal

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