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https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/349
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MAGALHÃES, Claudia do Socorro Azevedo | - |
dc.creator | NEVES, Miranilde Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1688821164850251 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1925579730007629 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-19T13:19:30Z | - |
dc.date.available | 2022-10-19T13:19:30Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | MAGALHÃES, Claudia do Socorro Azevedo; NEVES, Miranilde Oliveira. Formação docente e inclusão do estudante surdo em escolas do campo. In: MENEZES, Graziela Ninck Dias; NUNEZ, Joana Maria Leôncio (org.). Docência em contextos de diversidade. Curitiba: Brazil Publishing, 2021. p. 748-762. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/349. Acesso em:. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.citation.spage | 748 | pt_BR |
dc.citation.epage | 762 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9786558614883 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/349 | - |
dc.description.resumo | O desenvolvimento da formação docente do campo sempre exigiu planejamento e valorização desse contexto tão diverso, rico, mas que demanda atenção para as especificidades. Quando acrescentamos inclusão e surdez, percebemos um desafio bem maior. O objetivo deste trabalho é discutir o processo de inclusão, em especial, do estudante surdo, a partir da formação de docentes que se encontram a trabalhar no campo. Para tanto, foi necessário buscar amparo em Arroyo (2019), Caldart (2009), Caldart et al. (2012), Skliar (1997, 2005), Skliar e Lunardi (2000), Quadros (2005, 2008), Hage (2014). Além de analisar a Legislação de Políticas Públicas da Educação do Campo, a instauração da Lei 9.394/96 – por representar o aporte que sustenta as bases e diretrizes da educação brasileira, o Decreto 7.352/2010 por propor a política de educação do campo, além do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Pronera; a Lei 13.146/2015 – por ser a Lei Brasileira de Inclusão; a Lei 10.436/2002 que legalizou a Língua Brasileira de Sinais como comunicação e expressão dos surdos, e o Decreto 5.626/2005, por defender a inclusão da Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores. Percebeu-se que tais ações, favoreceram perspectivas mais inclusivas no campo e nos demais âmbitos da educação brasileira. | pt_BR |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Brazil Publishing | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Docência em contextos de diversidade | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | Coletânea Profissão Docente na Educação Básica | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação básica – diversidade | pt_BR |
dc.subject | Professor – formação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Escola do campo | pt_BR |
dc.subject | Estudante - surdo | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Formação docente e inclusão do estudante surdo em escolas do campo | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0002-5498-432X | pt_BR |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0003-4247-3060 | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará | pt_BR |
dc.contributor.organizer | MENEZES, Graziela Ninck Dias | - |
dc.contributor.organizer | NUNEZ, Joana Maria Leôncio | - |
Aparece nas coleções: | Capítulos de livros - Castanhal |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CapítulodeLivro_FormacaoDocenteInclusao.pdf | 308,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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