Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/349
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Title: Formação docente e inclusão do estudante surdo em escolas do campo
metadata.dc.creator: MAGALHÃES, Claudia do Socorro Azevedo
NEVES, Miranilde Oliveira
metadata.dc.description.resumo: O desenvolvimento da formação docente do campo sempre exigiu planejamento e valorização desse contexto tão diverso, rico, mas que demanda atenção para as especificidades. Quando acrescentamos inclusão e surdez, percebemos um desafio bem maior. O objetivo deste trabalho é discutir o processo de inclusão, em especial, do estudante surdo, a partir da formação de docentes que se encontram a trabalhar no campo. Para tanto, foi necessário buscar amparo em Arroyo (2019), Caldart (2009), Caldart et al. (2012), Skliar (1997, 2005), Skliar e Lunardi (2000), Quadros (2005, 2008), Hage (2014). Além de analisar a Legislação de Políticas Públicas da Educação do Campo, a instauração da Lei 9.394/96 – por representar o aporte que sustenta as bases e diretrizes da educação brasileira, o Decreto 7.352/2010 por propor a política de educação do campo, além do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Pronera; a Lei 13.146/2015 – por ser a Lei Brasileira de Inclusão; a Lei 10.436/2002 que legalizou a Língua Brasileira de Sinais como comunicação e expressão dos surdos, e o Decreto 5.626/2005, por defender a inclusão da Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores. Percebeu-se que tais ações, favoreceram perspectivas mais inclusivas no campo e nos demais âmbitos da educação brasileira.
Keywords: Educação básica – diversidade
Professor – formação
Inclusão
Formação docente
Escola do campo
Estudante - surdo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Brazil Publishing
Citation: MAGALHÃES, Claudia do Socorro Azevedo; NEVES, Miranilde Oliveira. Formação docente e inclusão do estudante surdo em escolas do campo. In: MENEZES, Graziela Ninck Dias; NUNEZ, Joana Maria Leôncio (org.). Docência em contextos de diversidade. Curitiba: Brazil Publishing, 2021. p. 748-762. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/349. Acesso em:.
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/349
Issue Date: 2021
Appears in Collections:Capítulos de livros - Castanhal

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CapítulodeLivro_FormacaoDocenteInclusao.pdf308,71 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons