Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/400
metadata.dc.type: | Capítulo de Livro |
Título : | Das teorias às vivências nas Amazônias paraenses com vistas ao mundo do trabalho: estágios de campo da formação em agronomia no IFPA campus Castanhal |
Otros títulos : | Desde las teorías hacia las prácticas en las Amazonías de Pará con miras al mundo del trabajo: pasantías de campo de la formación en agronomía del IFPA campus Castanhal From theories to experiences in the Amazonian regions of Pará with a view to the world of work: field internships in agronomy training at the IFPA campus Castanhal |
metadata.dc.creator: | COELHO, Roberta de Fatima Rodrigues SOUSA, Romier da Paixão ROSAL, Louise Ferreira SOUTO, Gilberta Carneiro |
metadata.dc.description.resumo: | Em 2010, o IFPA-Castanhal implantou o curso de agronomia, e ações importantes para garantir uma formação profissional de qualidade foram construídas: o aproveitamento das estruturas que já existiam no Campus, chamadas Unidades de Pesquisa e Produção, e a proposição de uma formação voltada à indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Para isso, foi pensando um fio condutor para formação profissional a partir de uma abordagem sistêmica. Assim, se buscava um profissional eclético e com uma visão ampla da realidade. O objetivo deste texto é refletir sobre o papel do estágio de campo como elemento central na formação dos estudantes do curso de engenharia agronômica do IFPA-Castanhal. Utilizou-se a abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental e relatórios de atividades dos estágios de campo. Além de um questionário aberto para estudantes regularmente matriculados e egressos do curso. Já foram visitados aproximadamente 14 munícipios do estado do Pará, abrangendo 6 mesorregiões do estado, o que reflete a diversidade cultural e produtiva existente na Amazônia. Na execução dos estágios, os professores realizam oficinas de preparação. Os estudantes passam 10 dias nas propriedades rurais, visitam organizações sociais e instituições governamentais para compreender todos os aspectos que norteiam a dinâmica que envolve os agricultores familiares e seus sistemas produtivos. O estágio de campo é um momento fundamental para a aproximação entre teoria e prática profissional. É nesse período que o estudante vivencia as diferentes realidades do campo, e isso confronta diretamente com o que ele vê em sala de aula nas disciplinas. |
Resumen : | En 2010, IFPA-Campus Castanhal implementó el curso de agronomía y se tomaron acciones importantes para asegurar una formación profesional de calidad: el uso de las estructuras que ya existían en el Campus, denominadas Unidades de Investigación y Producción, y la propuesta de formación orientada a la inseparabilidad entre docencia, investigación y extensión. Con ese fin, un hilo conductor para la formación profesional se ha desarrollado sobre la base de un enfoque sistémico. Así, se buscó
un profesional ecléctico con una visión amplia de la realidad. El
propósito de este texto es reflexionar sobre el papel de las prácticas de campo como un elemento central en la formación de los estudiantes en el curso de ingeniería agronómica en IFPA-Castanhal. Se utilizó el enfoque cualitativo, a través de la investigación bibliográfica, análisis de documentos e informes de actividad de las prácticas de campo. Además de un cuestionario abierto para alumnos matriculados habitualmente y egresados del curso. Ya se han visitado aproximadamente 14 municipios del estado de Pará, que abarcan 6 mesorregiones del estado, lo que refleja la diversidad cultural y productiva existente en la Amazonía. En la realización de las prácticas, los profesores realizan talleres de preparación. Los estudiantes pasan 10 días en propiedades rurales, visitan organizaciones sociales y instituciones gubernamentales para comprender todos los aspectos que guían las dinámicas que involucran a los agricultores familiares y sus sistemas de producción. La pasantía de campo es un momento fundamental para la aproximación entre teoría y práctica profesional. Es durante ese período que el alumno experimenta las diferentes realidades del campo y este confronta directamente lo que ve en el aula en las disciplinas. In 2010, IFPA at Castanhal implemented the agronomy course, and important actions were taken to ensure a qualified professional training: The use of the structures already existent on the Campus, called Research and Production Units, and the proposition of a training aimed at the inseparability between teaching, research, and extension. In this context, a guiding thread for professional training was conceived based on a systemic approach. Thus, an eclectic professional with a broad view of reality was sought. The purpose of this text is to reflect on the role of the field internship as a central element in the training of students in the agricultural engineering course at IFPA-Castanhal. The qualitative approach was used through bibliographic research, document analysis, and activity reports of field internships, in addition to an open questionnaire for regularly enrolled students and graduates of the course. Approximately 14 municipalities in the state of Pará have already been visited, covering 6 of the state’s mesoregions, which reflects the cultural and productive diversity existing in the Amazon. For carrying out the internships, the teachers hold preparation workshops. Students spend 10 days on rural properties, visit social organizations and government institutions to understand all the aspects that guide the dynamics that involve family farmers and their production systems. The field internship is a fundamental moment for the approximation between theory and professional practice. During this period, the student experiences the field’s different realities, and this directly confronts what he sees in classroom in the disciplines. |
Palabras clave : | Formação profissional Interdisciplinaridade Amazônia Formación profesional Interdisciplinariedad Amazonía Professional qualification Interdisciplinarity Amazon |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Editora da Universidade Estadual da Paraíba |
metadata.dc.publisher.initials: | EDUEPB |
Citación : | COELHO, Roberta de Fátima Rodrigues; SOUSA, Romier da Paixão; ROSAL, Louise Ferreira; SOUTO, Gilberta Carneiro. Das teorias às vivências nas Amazônias paraenses com vistas ao mundo do trabalho: estágios de campo da formação em agronomia no IFPA campus Castanhal. In.: CRUZ, Cristiano C.; ALVEAR, Celso A. S.; KLEBA, John B. (orgs.). Engenharia e outras práticas técnicas engajadas. Campina Grande: EDUEPB, v.2, 2021. p. 201-236. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/400. Acesso em: |
metadata.dc.rights: | Acesso aberto |
URI : | https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/400 |
Fecha de publicación : | 2021 |
Aparece en las colecciones: | Capítulos de livros - Castanhal |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CapítulodeLivro_TeoriasVivenciasAmazonias.pdf | 395,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons