Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/405
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O trabalho como princípio educativo: um estudo de caso nos agroecossistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA/Castanhal) |
Título(s) alternativo(s): | Work as an pedagogical principle: a case study in the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará's (IFPA/Castanhal) agroecosystems, Brazil EL TRABAJO COMO PRINCIPIO EDUCATIVO: un estúdio de caso en los agroecosistemas del Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA/Castanhal), Brasil |
Autor(es): | SOUSA, Romier da Paixão COSTA, Raquel de Jesus CHAGAS, Hemelyn Soares das CRUZ, Carlos Renilton Freitas |
Resumo: | O presente estudo reflete sobre a inserção do trabalho como princípio educativo no processo de formação agroflorestal no Campus Castanhal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA/Castanhal). As experiências ocorreram nas Unidades Pedagógicas de Experimentação Agroecológica (UPEA) através de espaços teórico/práticos envolvendo professores, educandos de diferentes cursos e níveis de ensino e agricultores. Essas experiências demonstraram que a modificação da lógica de pensar o trabalho, não como um “adestramento” em relação à técnica, mas como princípio educativo, é fundamental na ressignificação da formação dos profissionais das ciências agrárias. É importante para a formação de sujeitos com Capacidade reflexiva, crítica e dimensional da realidade dos agroecossistemas. Verificou-se que o trabalho como princípio educativo na educação agroflorestal se constitui numa práxis pedagógica que precisa ser discutida e ampliada nas instituições de ciências agrárias. |
Abstract: | This study reflects on the insertion of the work as an pedagogical principle in agroforestry training process at Campus Castanhal of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA/Castanhal), Brazil. The experiments took place in the Pedagogical Unit Agroecology Experimentation (UPEA) through
theoretical/practical spaces involving teachers, students of different courses and levels of education and farmers. These experiments demonstrated that modifying the logic of thinking work, not as a "training" for this technique, but as an educational principle, is fundamental to reframe the training of professionals in agricultural sciences. It is important for the formation of subjects with reflective capacity, and critical dimensional reality of agroecosystems. It was found that the work as an pedagogical principle in agroforestry education constitutes a pedagogical práxis that needs to be discussed and expanded in institutions of agricultural sciences. el presente estudio refleja la inserción del trabajo como principio educativo en el proceso de formación agroforestal en el Campus Castanhal del Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Brasil. Las experiencias ocurrieron en las Unidades Pedagógicas de Experimentación Agroecológica (UPEA) a través de espacios teórico/prácticos involucrando a profesores, educandos de diferentes cursos y niveles de enseñanza y agricultores. Estas experiencias demostraron que la modificación de la lógica de pensar el trabajo, no como un "adiestramiento" en relación con la técnica, sino como principio educativo, es fundamental en la resignificación de la formación de los profesionales de las ciencias agrarias. Es importante para la formación de sujetos con capacidad reflexiva, crítica y dimensional de la realidad de los agroecosistemas. Se verificó que el trabajo como principio educativo en la educación agroforestal se constituye en una praxis pedagógica que necesita ser discutida y ampliada en las instituciones de ciencias agrarias. |
Palavras-chave: | Trabalho e educação Práxis pedagógica Educação agroflorestal Agroecossistema Work and education Pedagogical praxis Agroforestry education Agroecosystem Trabajo y educación Práxis pedagógica Educación agroforestal |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da Instituição: | UFRRJ |
Citação: | SOUSA, Romier da Paixão; COSTA, Raquel de Jesus; CHAGAS, Hemelyn Soares das; CRUZ, Carlos Renilton Freitas. O trabalho como princípio educativo: um estudo de caso nos agroecossistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA/Castanhal). Revista Trabalho, Política e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 3, n. 4, p. 189-206, jan./jun. 2018. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/405. Acesso em |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.29404/rtps-v3i4.3811 |
URI: | https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/405 |
Data do documento: | 2018 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados - Castanhal |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_TrabalhoComoPrincipio.pdf | 726,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons