Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/473
Tipo: | Livro |
Título: | Educação, formação de professores e práticas pedagógicas |
Resumo: | A presente organização é uma conquista de todos que confiaram seus percursos de investigadores, permitindo aos leitores visualizarem-se também, progressivamente, enquanto produtores de conhecimento, tendo como parâmetro que o conhecimento é de todos, visto que é transformador dos contextos historicamente construídos nas vidas e relações dos indivíduos, permitindo-lhes tecer desde os primeiros anos de vida, conceitos concernentes às várias ciências. Para isso, não podemos desconsiderar a importância da formação daqueles que, historicamente, têm conduzido a caminhada intelectual de tantos profissionais: os professores, que permitem essa dialogicidade entre pesquisador (escritor) e leitor Neste sentido, o professor, conforme sua formação, através de suas atividades, desencadeia complexas análises individuais e coletivas, que vão sendo estabelecidas em cada etapa do processo do conhecimento através de um mútuo movimento ensino-aprendizagem-ensino. Considerando o caminho da Educação Brasileira, no que tange à Formação de Professores e às Práticas Pedagógicas, esta tem se configurado como base, para um referencial de indivíduos que sintetiza exigências para a consolidação do capital. Entretanto, tal concepção apesar de predominante no momento atual, no segmento educacional, conviveu, em muitos momentos, desde o século passado, ora com uma educação de desconstrução dos ideários conservadores, ora com uma educação de desconstrução dos ideários progressistas. |
Palavras-chave: | Educação Professores Formação Práticas pedagógicas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo |
Sigla da Instituição: | FFLCH/USP |
Citação: | NEVES, Miranilde Oliveira; SUZUKI, Júlio César; ANDRADE, Aparecida de Lourdes Pedroso de; ANDRADE, Francisca Marli Rodrigues de; OLIVEIRA JÚNIOR, José Antônio de; SOUSA, Aliene da Silva; SOUZA, Elissuam do Nascimento Barros de; ALMEIDA, Josiane Costa. (org.). Educação, formação de professores e práticas pedagógicas. São Paulo: FFLCH/USP, 2022. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/473. Acesso em: |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | 10.11606/9788575064122 |
URI: | https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/473 |
Data do documento: | 2022 |
Aparece nas coleções: | Livros - Castanhal |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Livro_EducacaoFormacaoProfessores.pdf | 8,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons