Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/480
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1NEVES, Miranilde Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1925579730007629pt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Jeane Cleide Bernardino-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7044462167340581pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-03T12:52:04Z-
dc.date.available2023-10-03T12:52:04Z-
dc.date.issued2023-04-28-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Jeane Cleide Bernardino. A Plataforma de ensino ChatClasse e a aprendizagem da língua inglesa no ensino médio integrado em agropecuária – Campus Castanhal. 143 f. 2023. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Castanhal, 2023. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/480. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/480-
dc.description.abstractThis dissertation was written with the objective of analyzing the progress of students of the technical course in agriculture and cattle integrated to high school, Castanhal campus, in English language learning, through the ChatClass educational plataform. Thus, it was chosen, methodologically, by the qualitative approach, because it was possible to analyze the construction of learning another language, in the sense of perceiving in which language aspects the students have progressed, as well as their difficulties and limitations. In this context, the data collection occurred through literature review of references in education and work: Ramos (2014), Lemes (2016), Ciavatta (2005; 2012), Marx & Engels (1983); of digital platforms: Moran ( 2017; 2021), Silva (2017); of gamification: Fardo (2013), kapp (2012); of English language teaching- learning: Harmer (2007), Lima; Sousa; Luquetti ( 2014), among other important references to discuss the theme in focus; interviews were conducted with structured questions applied to the research participants and observations during the workshops. The analysis was based on the description and interpretation of data, after cataloging the collection. When it comes to English language learning, it was found that the 23 students belonging to the 3rd grade, of the technical course in agriculture and cattle, made progress in listening and reading comprehension, vocabulary expansion, identification of technical terms and understanding of grammatical and linguistic aspects. However, no progress in writing and speaking skills. For students to be able to develop them, teachers need to think of new interactive methodologies to achieve their engagement, providing a good command of communication skills. Faced with difficulties presented by the students, we produced didactic sequences elaborated and planned from basic to advanced, starting with short texts, word and expression recognition, to more complex discussions about language, as well as more elaborate textual production.en
dc.description.resumoEsta dissertação foi escrita com o objetivo de analisar o progresso dos estudantes do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, campus Castanhal, na aprendizagem da Língua Inglesa, por meio da plataforma educacional ChatClass. Desse modo, optou-se, metodologicamente, pela abordagem qualitativa, porque se avaliou a construção da aprendizagem de outro idioma, no sentido de perceber em quais aspectos linguísticos os alunos progrediram, bem como suas dificuldades e limitações. Neste contexto, o levantamento de dados ocorreu por meio da revisão bibliográfica de referências em educação e trabalho: Ramos (2014), Lemes (2016), Ciavatta (2005; 2012), Marx & Engels (1983); das plataformas digitais: Moran (2017; 2021), Silva (2017); da gamificação: Fardo (2013), kapp (2012); do ensino-aprendizagem da língua inglesa: Harmer (2007), Lima; Sousa; Luquetti ( 2014), dentre outros referenciais importantes para discutir o tema em foco; foram realizadas entrevistas com perguntas estruturadas aplicadas aos participantes da pesquisa e observações durante as oficinas. A análise baseou-se na descrição e interpretação dos dados, após a catalogação da coleta. No que se refere à aprendizagem da língua inglesa, constatou-se que os 23 alunos pertencentes ao 3° ano, do curso Técnico em Agropecuária, avançaram na compreensão auditiva e leitora, ampliação de vocabulário, identificação de termos técnicos e entendimento sobre aspectos gramaticais e linguísticos. No entanto, não houve progresso nas habilidades de escrita e fala. Para que os alunos possam desenvolvê-las, os professores precisam pensar em novas metodologias interativas para alcançar o engajamento destes, propiciando um bom domínio das habilidades de comunicação. Diante das dificuldades apresentadas pelos alunos, produziu-se sequências didáticas elaboradas e planejadas do básico ao avançado, iniciando com textos curtos, reconhecimento de palavras e expressões, até discussões mais complexas sobre a língua, bem como produções textuais mais elaboradas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by suzana santos (suzana.santos@ifpa.edu.br) on 2023-09-15T14:39:59Z No. of bitstreams: 2 Dissertação_PlataformaEnsinoChatClasse.pdf: 2486261 bytes, checksum: 3e56538bf8acc96a6cefcc27b2d8f752 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by doris mendonca (doris.mendonca@ifpa.edu.br) on 2023-10-03T12:52:04Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação_PlataformaEnsinoChatClasse.pdf: 2486261 bytes, checksum: 3e56538bf8acc96a6cefcc27b2d8f752 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-03T12:52:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação_PlataformaEnsinoChatClasse.pdf: 2486261 bytes, checksum: 3e56538bf8acc96a6cefcc27b2d8f752 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2023-04-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentarespt_BR
dc.publisher.initialsIFPApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLíngua Inglesapt_BR
dc.subjectChatClasspt_BR
dc.subjectCastanhal (PA)pt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectLearningen
dc.subjectEnglish Languageen
dc.subjectChatClassen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA Plataforma de ensino ChatClasse e a aprendizagem da língua inglesa no ensino médio integrado em agropecuária – Campus Castanhalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Castanhalpt_BR
dc.subject.linhadepesquisaGestão de Empreendimentos Agroalimentarespt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEducaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-4247-3060pt_BR
dc.contributor.affiliationadvisor1Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará - Campus Castanhalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e teses - Castanhal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_PlataformaEnsinoChatClasse.pdf2,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons