Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/480
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | A Plataforma de ensino ChatClasse e a aprendizagem da língua inglesa no ensino médio integrado em agropecuária – Campus Castanhal |
metadata.dc.creator: | NASCIMENTO, Jeane Cleide Bernardino |
metadata.dc.contributor.advisor1: | NEVES, Miranilde Oliveira |
metadata.dc.description.resumo: | Esta dissertação foi escrita com o objetivo de analisar o progresso dos estudantes do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, campus Castanhal, na aprendizagem da Língua Inglesa, por meio da plataforma educacional ChatClass. Desse modo, optou-se, metodologicamente, pela abordagem qualitativa, porque se avaliou a construção da aprendizagem de outro idioma, no sentido de perceber em quais aspectos linguísticos os alunos progrediram, bem como suas dificuldades e limitações. Neste contexto, o levantamento de dados ocorreu por meio da revisão bibliográfica de referências em educação e trabalho: Ramos (2014), Lemes (2016), Ciavatta (2005; 2012), Marx & Engels (1983); das plataformas digitais: Moran (2017; 2021), Silva (2017); da gamificação: Fardo (2013), kapp (2012); do ensino-aprendizagem da língua inglesa: Harmer (2007), Lima; Sousa; Luquetti ( 2014), dentre outros referenciais importantes para discutir o tema em foco; foram realizadas entrevistas com perguntas estruturadas aplicadas aos participantes da pesquisa e observações durante as oficinas. A análise baseou-se na descrição e interpretação dos dados, após a catalogação da coleta. No que se refere à aprendizagem da língua inglesa, constatou-se que os 23 alunos pertencentes ao 3° ano, do curso Técnico em Agropecuária, avançaram na compreensão auditiva e leitora, ampliação de vocabulário, identificação de termos técnicos e entendimento sobre aspectos gramaticais e linguísticos. No entanto, não houve progresso nas habilidades de escrita e fala. Para que os alunos possam desenvolvê-las, os professores precisam pensar em novas metodologias interativas para alcançar o engajamento destes, propiciando um bom domínio das habilidades de comunicação. Diante das dificuldades apresentadas pelos alunos, produziu-se sequências didáticas elaboradas e planejadas do básico ao avançado, iniciando com textos curtos, reconhecimento de palavras e expressões, até discussões mais complexas sobre a língua, bem como produções textuais mais elaboradas. |
Resumen : | This dissertation was written with the objective of analyzing the progress of students of the technical course in agriculture and cattle integrated to high school, Castanhal campus, in English language learning, through the ChatClass educational plataform. Thus, it was chosen, methodologically, by the qualitative approach, because it was possible to analyze the construction of learning another language, in the sense of perceiving in which language aspects the students have progressed, as well as their difficulties and limitations. In this context, the data collection occurred through literature review of references in education and work: Ramos (2014), Lemes (2016), Ciavatta (2005; 2012), Marx & Engels (1983); of digital platforms: Moran ( 2017; 2021), Silva (2017); of gamification: Fardo (2013), kapp (2012); of English language teaching- learning: Harmer (2007), Lima; Sousa; Luquetti ( 2014), among other important references to discuss the theme in focus; interviews were conducted with structured questions applied to the research participants and observations during the workshops. The analysis was based on the description and interpretation of data, after cataloging the collection. When it comes to English language learning, it was found that the 23 students belonging to the 3rd grade, of the technical course in agriculture and cattle, made progress in listening and reading comprehension, vocabulary expansion, identification of technical terms and understanding of grammatical and linguistic aspects. However, no progress in writing and speaking skills. For students to be able to develop them, teachers need to think of new interactive methodologies to achieve their engagement, providing a good command of communication skills. Faced with difficulties presented by the students, we produced didactic sequences elaborated and planned from basic to advanced, starting with short texts, word and expression recognition, to more complex discussions about language, as well as more elaborate textual production. |
Palabras clave : | Ensino Aprendizagem Língua Inglesa ChatClass Castanhal (PA) Teaching Learning English Language ChatClass |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | IFPA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares |
Citación : | NASCIMENTO, Jeane Cleide Bernardino. A Plataforma de ensino ChatClasse e a aprendizagem da língua inglesa no ensino médio integrado em agropecuária – Campus Castanhal. 143 f. 2023. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Castanhal, 2023. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/480. Acesso em: |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/480 |
Fecha de publicación : | 28-abr-2023 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações e teses - Castanhal |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_PlataformaEnsinoChatClasse.pdf | 2,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons