Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/483
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Desafios da educação do campo: letramentos em tempo de pandemia nos anos iniciais no Polo Educacional Tessalônica em Irituia- PA
metadata.dc.creator: FREITAS, Maria Jacione da Silva
NASCIMENTO, Jeane Cleide Bernardino
NEVES, Miranilde Oliveira
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho discute as práticas de letramentos dos professores dos anos iniciais, suas vivências e experiências com as atividades de leitura e escrita no contexto de aulas remotas, devido à pandemia do Covid - 19. O objetivo do estudo é analisar os desafios da Educação do campo nas práticas de letramentos em tempos de pandemia nos anos iniciais no Polo Educacional Tessalônica em Irituia- Pará. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário em formato eletrônico, gerado pela plataforma google forms, com uma pergunta objetiva e seis subjetivas, em relação à condução das aulas, no período de isolamento social. Para tanto, a pesquisa fundamentou-se em autores que discutem os letramentos, bem como a educação do campo, numa perspectiva de formar o aluno para dominar as práticas de interações comunicativas, presentes no seu cotidiano. Na tentativa de manter os educandos envolvidos em atividades educacionais, os professores utilizaram atividades impressas para trabalhar as práticas de letramentos e assim, avançar no processo de aprendizagem dos educandos dos espaços rurais.
Palabras clave : Letramentos
Educação do campo
Aulas remotas
Leitura e escrita
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
metadata.dc.publisher.initials: IFPA
Citación : FREITAS, Maria Jacione da Silva; NASCIMENTO, Jeane Cleide Bernardino; NEVES, Miranilde Oliveira. Desafios da educação do campo: letramentos em tempo de pandemia nos anos iniciais no polo educacional Tessalônica em Irituia- Pará . In: SEMINARIO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL, COOPERATIVISMO E ECONOMIA SOLIDÁRIA , 14., 2021, Castanhal. Anais[...] Belém (PA): IFPA, 2022. p. 1-11. disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/483. Acesso em:
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/483
Fecha de publicación : 2021
Aparece en las colecciones: Trabalhos publicados em eventos - Castanhal

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_DesafiosEducacaoCampo.pdf322,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons