Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/488
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Avaliação educacional: diagnose para um programa de letramento de estudantes com deficiência |
Título(s) alternativo(s): | The Educational assessment: diagnosis for a student literacy program with disabilities |
Autor(es): | SOUSA, Aliene da Silva NERI, Pamela Paula Souza SILVA, Antonia Leite da SOARES, Mônica Coeli Souza MACIEL, Antonio Francisco de Almeida |
Resumo: | Ao abordar as questões relacionadas à inclusão entende-se que é fundamental compreender todas as concepções e dimensões que perpassam pelo processo de alfabetização na escolarização do educando. Para tanto a partir da realidade da escola é fundamental compreendermos para que a alfabetização aconteça é importante que a prática de letramento considere a leitura como uma ação que vai para além da simples compreensão de um texto escrito e com a concepção de que o ser humano é capaz de perceber e construir imagem, pensamentos e ideias sobre a realidade em que vive. Logo, o presente texto é resultado de uma pesquisa bibliográfica com base cientifica para diagnóstico avaliativo desenvolvido por meio do projeto de Letramento Língua, Linguagens, Tecnologias Ativas e Inclusão para atender as necessidades educacionais dos discentes com necessidades educacionais especificas acompanhadas pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará– IFPA Campus de Castanhal e que teve por objetivos analisar as necessidades educacionais e suas dimensões individuais com o intuito de promover a inclusão por meio de metodologias de ensino em disciplinas na áreas de línguas, linguagem e tecnologias privilegiando as estratégias do Atendimento Educacional Especializado. Os resultados obtidos na pesquisa mostram que a especificidade da alfabetização são recorrentes e necessitam de uma intervenção individualizada e especializada. Contudo, é possível atingir a qualidade da educação por meio de práticas educacionais que priorizem as diferentes metodologias de alfabetização e letramento considerando à heterogeneidade e especificidade do público atendido, valorizando os conhecimentos prévios de leitura e escrita para dar significados e compreensão na aquisição da aprendizagem. |
Palavras-chave: | Inclusão escolar Letramento Avaliação diagnóstica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará |
Sigla da Instituição: | IFPA |
Citação: | SOUSA, Aliene da Silva; NERI, Pamela Paula Souza; SILVA, Antonia Leite da; SOARES, Mônica Coeli Souza; MACIEL, Antonio Francisco de Almeida. Avaliação educacional: diagnose para um programa de letramento de estudantes com deficiência. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL, COOPERATIVISMO E ECONOMIA SOLIDÁRIA, 14.; FEIRA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO SOCIAL, 5., 2021, Castanhal. Anais[...] Castanhal; IFPA, 2023. p. 1-18. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/488. Acesso em: |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | 10.29327/1231181 |
URI: | https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/488 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos publicados em eventos - Castanhal |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_AvaliacaoEducacionalDiagnose.pdf | 837,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons