Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/546
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Antonia Leite da | - |
dc.creator | Neves, Miranilde Oliveira | - |
dc.creator | França, Pablo Radamés Cabral de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1275812086919898 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1925579730007629 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1872317558913628 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-09T14:39:47Z | - |
dc.date.available | 2025-01-09T14:39:47Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-03 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Antonia Leite da; Neves, Miranilde Oliveira; França, Pablo Radamés Cabral de. Análise do sucesso/Iisucesso do estudante surdo no curso técnico em agropecuária do IFPA – Castanhal. Revista Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 19, e11052, p. 1-23, 2024. | pt_BR |
dc.citation.volume | 19 | pt_BR |
dc.citation.issue | e11052 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 15 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://dx.doi.org/10.7867/1809-03542022e11052 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1809-0354 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/546 | - |
dc.description.abstract | This present article describes the results of a survey conducted with the objective of analyzing the factors that contributed to sucess/ unsucess of deaf students enrolled in the Technical Course in Agriculture and cattle raising of the Federal Institute of Pará- Castanhal Campus. Methodologically, a qualitative approach was chosen. The data survey comprised a literature review and the application of questionnaires with structured and semi-structured questions directed at the teachers, deaf students and teaching staff. The data analysis was descriptive and interpretive. The results showed that teaching practices for deaf students occur randomly, without specific guidance, with highlighted the need for resources and trainning to ensure the inclusion and development of students. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo descreve os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de analisar os fatores que contribuíram para o sucesso/insucesso dos estudantes surdos matriculados no Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Pará – Campus Castanhal. Optou-se, metodologicamente, pela abordagem qualitativa. O levantamento dos dados compreendeu revisão bibliográfica e aplicação de questionários com perguntas estruturadas e semiestruturadas direcionadas aos docentes, estudantes surdos e equipe de ensino. A análise dos dados ocorreu de forma descritiva e interpretativa. Os resultados demonstraram que as práticas de ensino para os estudantes surdos ocorrem aleatoriamente, sem direcionamento específico, o que evidenciou a necessidade de recursos e formações para assegurar a inclusão e o desenvolvimento dos educandos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by suzana santos (suzana.santos@ifpa.edu.br) on 2025-01-06T16:26:52Z No. of bitstreams: 1 Artigo_AnáliseSucessoInsucesso.pdf: 431059 bytes, checksum: f559a8a7a322070c1a5fdf6c3011b219 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Glauber Ribeiro (glauber.ribeiro@ifpa.edu.br) on 2025-01-09T14:39:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo_AnáliseSucessoInsucesso.pdf: 431059 bytes, checksum: f559a8a7a322070c1a5fdf6c3011b219 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-01-09T14:39:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo_AnáliseSucessoInsucesso.pdf: 431059 bytes, checksum: f559a8a7a322070c1a5fdf6c3011b219 (MD5) Previous issue date: 2024-06-03 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Regional Blumenau | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | FURB | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Atos de Pesquisa em Educação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
dc.subject | Inclusão educacional | pt_BR |
dc.subject | Sucesso/insucesso escolar | pt_BR |
dc.subject | Deaf education | pt_BR |
dc.subject | Education inclusion | pt_BR |
dc.subject | School success/unsuccess. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.title | Análise do sucesso/Iisucesso do estudante surdo no curso técnico em agropecuária do IFPA – Castanhal | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of the deaf student’s success/ unsuccess in the technical course in agriculture and cattle raising of IFPA – Castanhal | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0003-1698-5409 | pt_BR |
dc.creator.ORCID | https://orcid.org/0000-0003-4247-3060 | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados - Castanhal |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_AnáliseSucessoInsucesso.pdf | 420,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons