Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/546
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Antonia Leite da-
dc.creatorNeves, Miranilde Oliveira-
dc.creatorFrança, Pablo Radamés Cabral de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1275812086919898pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1925579730007629pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1872317558913628pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-09T14:39:47Z-
dc.date.available2025-01-09T14:39:47Z-
dc.date.issued2024-06-03-
dc.identifier.citationSilva, Antonia Leite da; Neves, Miranilde Oliveira; França, Pablo Radamés Cabral de. Análise do sucesso/Iisucesso do estudante surdo no curso técnico em agropecuária do IFPA – Castanhal. Revista Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 19, e11052, p. 1-23, 2024.pt_BR
dc.citation.volume19pt_BR
dc.citation.issuee11052pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage15pt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.7867/1809-03542022e11052pt_BR
dc.identifier.issn1809-0354pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/546-
dc.description.abstractThis present article describes the results of a survey conducted with the objective of analyzing the factors that contributed to sucess/ unsucess of deaf students enrolled in the Technical Course in Agriculture and cattle raising of the Federal Institute of Pará- Castanhal Campus. Methodologically, a qualitative approach was chosen. The data survey comprised a literature review and the application of questionnaires with structured and semi-structured questions directed at the teachers, deaf students and teaching staff. The data analysis was descriptive and interpretive. The results showed that teaching practices for deaf students occur randomly, without specific guidance, with highlighted the need for resources and trainning to ensure the inclusion and development of students.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo descreve os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de analisar os fatores que contribuíram para o sucesso/insucesso dos estudantes surdos matriculados no Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Pará – Campus Castanhal. Optou-se, metodologicamente, pela abordagem qualitativa. O levantamento dos dados compreendeu revisão bibliográfica e aplicação de questionários com perguntas estruturadas e semiestruturadas direcionadas aos docentes, estudantes surdos e equipe de ensino. A análise dos dados ocorreu de forma descritiva e interpretativa. Os resultados demonstraram que as práticas de ensino para os estudantes surdos ocorrem aleatoriamente, sem direcionamento específico, o que evidenciou a necessidade de recursos e formações para assegurar a inclusão e o desenvolvimento dos educandos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by suzana santos (suzana.santos@ifpa.edu.br) on 2025-01-06T16:26:52Z No. of bitstreams: 1 Artigo_AnáliseSucessoInsucesso.pdf: 431059 bytes, checksum: f559a8a7a322070c1a5fdf6c3011b219 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Glauber Ribeiro (glauber.ribeiro@ifpa.edu.br) on 2025-01-09T14:39:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo_AnáliseSucessoInsucesso.pdf: 431059 bytes, checksum: f559a8a7a322070c1a5fdf6c3011b219 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-09T14:39:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo_AnáliseSucessoInsucesso.pdf: 431059 bytes, checksum: f559a8a7a322070c1a5fdf6c3011b219 (MD5) Previous issue date: 2024-06-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Regional Blumenaupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsFURBpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Atos de Pesquisa em Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectInclusão educacionalpt_BR
dc.subjectSucesso/insucesso escolarpt_BR
dc.subjectDeaf educationpt_BR
dc.subjectEducation inclusionpt_BR
dc.subjectSchool success/unsuccess.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleAnálise do sucesso/Iisucesso do estudante surdo no curso técnico em agropecuária do IFPA – Castanhalpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the deaf student’s success/ unsuccess in the technical course in agriculture and cattle raising of IFPA – Castanhalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-1698-5409pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-4247-3060pt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Cearápt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados - Castanhal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_AnáliseSucessoInsucesso.pdf420,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons