Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/546
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Análise do sucesso/Iisucesso do estudante surdo no curso técnico em agropecuária do IFPA – Castanhal
Otros títulos : Analysis of the deaf student’s success/ unsuccess in the technical course in agriculture and cattle raising of IFPA – Castanhal
metadata.dc.creator: Silva, Antonia Leite da
Neves, Miranilde Oliveira
França, Pablo Radamés Cabral de
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo descreve os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de analisar os fatores que contribuíram para o sucesso/insucesso dos estudantes surdos matriculados no Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Pará – Campus Castanhal. Optou-se, metodologicamente, pela abordagem qualitativa. O levantamento dos dados compreendeu revisão bibliográfica e aplicação de questionários com perguntas estruturadas e semiestruturadas direcionadas aos docentes, estudantes surdos e equipe de ensino. A análise dos dados ocorreu de forma descritiva e interpretativa. Os resultados demonstraram que as práticas de ensino para os estudantes surdos ocorrem aleatoriamente, sem direcionamento específico, o que evidenciou a necessidade de recursos e formações para assegurar a inclusão e o desenvolvimento dos educandos.
Resumen : This present article describes the results of a survey conducted with the objective of analyzing the factors that contributed to sucess/ unsucess of deaf students enrolled in the Technical Course in Agriculture and cattle raising of the Federal Institute of Pará- Castanhal Campus. Methodologically, a qualitative approach was chosen. The data survey comprised a literature review and the application of questionnaires with structured and semi-structured questions directed at the teachers, deaf students and teaching staff. The data analysis was descriptive and interpretive. The results showed that teaching practices for deaf students occur randomly, without specific guidance, with highlighted the need for resources and trainning to ensure the inclusion and development of students.
Palabras clave : Educação de surdos
Inclusão educacional
Sucesso/insucesso escolar
Deaf education
Education inclusion
School success/unsuccess.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Regional Blumenau
metadata.dc.publisher.initials: FURB
Citación : Silva, Antonia Leite da; Neves, Miranilde Oliveira; França, Pablo Radamés Cabral de. Análise do sucesso/Iisucesso do estudante surdo no curso técnico em agropecuária do IFPA – Castanhal. Revista Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 19, e11052, p. 1-23, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://dx.doi.org/10.7867/1809-03542022e11052
URI : https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/546
Fecha de publicación : 3-jun-2024
Aparece en las colecciones: Artigos publicados - Castanhal

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_AnáliseSucessoInsucesso.pdf420,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons