Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/546
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Análise do sucesso/Iisucesso do estudante surdo no curso técnico em agropecuária do IFPA – Castanhal |
Other Titles: | Analysis of the deaf student’s success/ unsuccess in the technical course in agriculture and cattle raising of IFPA – Castanhal |
metadata.dc.creator: | Silva, Antonia Leite da Neves, Miranilde Oliveira França, Pablo Radamés Cabral de |
metadata.dc.description.resumo: | O presente artigo descreve os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de analisar os fatores que contribuíram para o sucesso/insucesso dos estudantes surdos matriculados no Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Pará – Campus Castanhal. Optou-se, metodologicamente, pela abordagem qualitativa. O levantamento dos dados compreendeu revisão bibliográfica e aplicação de questionários com perguntas estruturadas e semiestruturadas direcionadas aos docentes, estudantes surdos e equipe de ensino. A análise dos dados ocorreu de forma descritiva e interpretativa. Os resultados demonstraram que as práticas de ensino para os estudantes surdos ocorrem aleatoriamente, sem direcionamento específico, o que evidenciou a necessidade de recursos e formações para assegurar a inclusão e o desenvolvimento dos educandos. |
Abstract: | This present article describes the results of a survey conducted with the objective of analyzing the factors that contributed to sucess/ unsucess of deaf students enrolled in the Technical Course in Agriculture and cattle raising of the Federal Institute of Pará- Castanhal Campus. Methodologically, a qualitative approach was chosen. The data survey comprised a literature review and the application of questionnaires with structured and semi-structured questions directed at the teachers, deaf students and teaching staff. The data analysis was descriptive and interpretive. The results showed that teaching practices for deaf students occur randomly, without specific guidance, with highlighted the need for resources and trainning to ensure the inclusion and development of students. |
Keywords: | Educação de surdos Inclusão educacional Sucesso/insucesso escolar Deaf education Education inclusion School success/unsuccess. |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Regional Blumenau |
metadata.dc.publisher.initials: | FURB |
Citation: | Silva, Antonia Leite da; Neves, Miranilde Oliveira; França, Pablo Radamés Cabral de. Análise do sucesso/Iisucesso do estudante surdo no curso técnico em agropecuária do IFPA – Castanhal. Revista Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 19, e11052, p. 1-23, 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | https://dx.doi.org/10.7867/1809-03542022e11052 |
URI: | https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/546 |
Issue Date: | 3-Jun-2024 |
Appears in Collections: | Artigos publicados - Castanhal |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo_AnáliseSucessoInsucesso.pdf | 420,96 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License