Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/552
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Neves, Miranilde Oliveir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1925579730007629pt_BR
dc.creatorAragão, Elcilene Matos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8482472532213245pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-09T14:45:34Z-
dc.date.available2025-01-09T14:45:34Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationAragão, Elcilene Matos de. Mathplay: inclusão digital no ensino da matemática para estudantes do 6º ano no contexto do campo e da cidade. 2024, 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/552-
dc.description.abstractThe challenges of learning mathematics in the final years of elementary school are constant. So, when thinking of a strategy that could fill gaps in this context, the MathPlay application was created - an auxiliary resource for teaching mathematics with a focus on digital inclusion in urban and rural contexts, specifically, aimed at 6th grade classes. The aim was to understand how technological tools can contribute to teaching and student engagement in class. The study took place in two schools in Santa Izabel do Pará: Colégio Conexão and Simplício Ferreira de Souza teacher School and in a riverside school called Furo do Baixo, located in the municipality of Santo Antônio do Tauá - Pará. The data collection methods used were action research and field research. After using the application in the three schools, the effectiveness of MathPlay in teaching the four mathematical operations was proven and possibilities for applying it in other disciplines could be verified. It proved to be an effective tool in elementary school and proved that when we use a methodology that promotes overcoming difficulties in class, in an interactive and inclusive way, there is satisfactory learning, whether in rural or urban education.pt_BR
dc.description.resumoOs desafios quanto à aprendizagem da matemática nos anos finais do ensino fundamental são constantes. Assim, ao pensar em uma estratégia que pudesse preencher lacunas nesse contexto, foi criado o aplicativo MathPlay - um recurso auxiliar no ensino de matemática com foco na inclusão digital em contextos urbanos e do campo, direcionado, especificamente, às turmas de 6º ano. O objetivo foi compreender como as ferramentas tecnológicas podem contribuir para o ensino e o engajamento dos estudantes nas aulas. O estudo ocorreu em duas escolas de Santa Izabel do Pará: Colégio Conexão e Escola Professor Simplício Ferreira de Souza e em uma escola ribeirinha Furo do Baixo, que fica localizada no município de Santo Antônio do Tauá - Pará. Utilizou-se como métodos de coleta de dados, a pesquisa-ação e a de campo. Após o uso do aplicativo nas três escolas, foi comprovada a eficácia do MathPlay no ensino das quatro operações matemáticas e pôde-se verificar possibilidades de aplicá-lo em outras disciplinas. Ele se revelou uma ferramenta eficaz no Ensino Fundamental e comprovou que quando usamos uma metodologia que promova superação de dificuldades em classe, de maneira interativa e inclusiva, há uma aprendizagem satisfatória, seja na educação do campo ou da cidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by suzana santos (suzana.santos@ifpa.edu.br) on 2025-01-07T14:13:47Z No. of bitstreams: 1 Monografia_MathplayInclusãoDigital.pdf: 808766 bytes, checksum: dbbbae5aacdf70e960870ff0c24b1003 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Glauber Ribeiro (glauber.ribeiro@ifpa.edu.br) on 2025-01-09T14:45:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia_MathplayInclusãoDigital.pdf: 808766 bytes, checksum: dbbbae5aacdf70e960870ff0c24b1003 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-09T14:45:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia_MathplayInclusãoDigital.pdf: 808766 bytes, checksum: dbbbae5aacdf70e960870ff0c24b1003 (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Parápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Parápt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Educação do campo e Desenvolvimento Sustentável da Amazôniapt_BR
dc.publisher.initialsIFPApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMathPlaypt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAplicativopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleMathplay: inclusão digital no ensino da matemática para estudantes do 6º ano no contexto do campo e da cidadept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.subject.linhadepesquisaEducação do Campo e Desenvolvimento Sustentável da Amazôniapt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoEducação do Campopt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0003-4247-3060pt_BR
dc.contributor.affiliationadvisor1Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização - Castanhal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_MathplayInclusãoDigital.pdf789,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons