Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/552
Tipo: Monografia
Título: Mathplay: inclusão digital no ensino da matemática para estudantes do 6º ano no contexto do campo e da cidade
Autor(es): Aragão, Elcilene Matos de
Primeiro Orientador: Neves, Miranilde Oliveir
Resumo: Os desafios quanto à aprendizagem da matemática nos anos finais do ensino fundamental são constantes. Assim, ao pensar em uma estratégia que pudesse preencher lacunas nesse contexto, foi criado o aplicativo MathPlay - um recurso auxiliar no ensino de matemática com foco na inclusão digital em contextos urbanos e do campo, direcionado, especificamente, às turmas de 6º ano. O objetivo foi compreender como as ferramentas tecnológicas podem contribuir para o ensino e o engajamento dos estudantes nas aulas. O estudo ocorreu em duas escolas de Santa Izabel do Pará: Colégio Conexão e Escola Professor Simplício Ferreira de Souza e em uma escola ribeirinha Furo do Baixo, que fica localizada no município de Santo Antônio do Tauá - Pará. Utilizou-se como métodos de coleta de dados, a pesquisa-ação e a de campo. Após o uso do aplicativo nas três escolas, foi comprovada a eficácia do MathPlay no ensino das quatro operações matemáticas e pôde-se verificar possibilidades de aplicá-lo em outras disciplinas. Ele se revelou uma ferramenta eficaz no Ensino Fundamental e comprovou que quando usamos uma metodologia que promova superação de dificuldades em classe, de maneira interativa e inclusiva, há uma aprendizagem satisfatória, seja na educação do campo ou da cidade.
Abstract: The challenges of learning mathematics in the final years of elementary school are constant. So, when thinking of a strategy that could fill gaps in this context, the MathPlay application was created - an auxiliary resource for teaching mathematics with a focus on digital inclusion in urban and rural contexts, specifically, aimed at 6th grade classes. The aim was to understand how technological tools can contribute to teaching and student engagement in class. The study took place in two schools in Santa Izabel do Pará: Colégio Conexão and Simplício Ferreira de Souza teacher School and in a riverside school called Furo do Baixo, located in the municipality of Santo Antônio do Tauá - Pará. The data collection methods used were action research and field research. After using the application in the three schools, the effectiveness of MathPlay in teaching the four mathematical operations was proven and possibilities for applying it in other disciplines could be verified. It proved to be an effective tool in elementary school and proved that when we use a methodology that promotes overcoming difficulties in class, in an interactive and inclusive way, there is satisfactory learning, whether in rural or urban education.
Palavras-chave: Aprendizagem
MathPlay
Matemática
Learning
Mathematics
Inclusão digital
Ensino fundamental
Ensino
Aplicativo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará
Sigla da Instituição: IFPA
Instituto: Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará
Programa: Especialização em Educação do campo e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia
Citação: Aragão, Elcilene Matos de. Mathplay: inclusão digital no ensino da matemática para estudantes do 6º ano no contexto do campo e da cidade. 2024, 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/552
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização - Castanhal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_MathplayInclusãoDigital.pdf789,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons